Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Palestra sobre práticas de comunicação científica na era da ciência abre Seminários de IC no IPEN

Benilton de Sá Carvalho, da UNICAMP, é o palestrante convidado para o evento que, este ano, homenageia Alexandre Grahan Bell

A palestra "A Importância e Implementação da Gestão de Dados de Pesquisa”, sobre boas práticas da comunicação científica na era da ciência aberta, a ser proferida pelo pesquisador Benilton de Sá Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abrirá o Seminário Anual de Avaliação dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da CNEN – PIBIC/PROBIC/PIBITI – 2018, a partir das 10h, no próximo dia 13 de dezembro, no prédio do Ensino, localizado no campus do IPEN, Cidade Universitária, São Paulo. 

Este ano, o cientista homenageado será o escocês Alexander Grahan Bell (1847-1922). O evento acontecerá nos dias 13 e 14. De acordo com Carvalho, a gestão de dados de pesquisa não é algo pensado a priori por muitos pesquisadores. "Ao executar um projeto de pesquisa sem a devida gestão, consequências gravíssimas podem acontecer. Nesta palestra, discutirei acerca de medidas que podem prevenir que tais fatos ocorram e que estimularão a manutenção de financiamento. Estas medidas estão sendo implementadas na UNICAMP e contribuirão positivamente para a sustentabilidade desta Universidade neste quesito”, afirma.

A biografia de Grahan Bell é marcada por seu envolvimento no universo das comunicações. Desde que se tornou professor de fisiologia vocal na Universidade de Boston, em 1873, começou a fazer experimentos com acústica e desenvolveu alguns conceitos para transmitir a fala eletricamente. Essa ideia acabando levando à invenção do telefone. A primeira conversa totalmente compreensível ao telefone ocorreu quando Bell, em uma sala, chamou seu assistente, Thomas Watson, em outra, por meio de um receptor conectado ao transmissor que o cientista projetara.

Embora Elisha Gray (1835-1901) tenha construído o primeiro receptor com um diafragma eletromagnético em 1874, ele não conseguiu chegar ao projeto de um transmissor funcional antes de Bell. Bell trabalhou exaustivamente, experimentando vários tipos de mecanismos, enquanto Gray desanimou e parou no meio do caminho. Incrivelmente, ambos solicitaram a patente de seus projetos no escritório de patentes de Nova York no mesmo dia: em 14 de fevereiro de 1876. Bell venceu Gray por apenas duas horas. Depois, Gray chegou a contestar a patente de Bell, mas a Suprema Corte americana decidiu em favor do escocês.

"Ao longo do tempo o telefone deixou de ser apenas um elemento para a comunicação, mas trouxe importantes transformações culturais. Hoje, a disseminação da ciência e a comunicação entre pesquisadores é facilitada pelo telefone, em sua versão atual”, diz Martha Marques Ferreira Vieira, gerente da Coordenação de Ensino e Informação Científica (CEI) do IPEN e coordenadora do Seminário.

O professor Benilton de Sá Carvalho é vinculado ao Departamento de Estatistica do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. Doutor em Bioestatística pela Universidade Johns Hopkins (Baltimore, EUA), Benilton possui experiência em gerenciamento e análise de grandes bases de dados, tendo como foco de pesquisa o desenvolvimento de metodologias analíticas e ferramentas computacionais em Biologia Computacional e Bioinformática.

Aprimoramento – Esta edição dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da CNEN contemplam o XXIV Seminário Anual PIBIC/CNPq, o XV Seminário Anual PROBIC/CNEN e o VIII Seminário Anual PIBITI/CNPq. Sempre organizado em apresentações orais, o evento é uma oportunidade de o bolsista aprimorar a atuação acadêmica em relação ao domínio do conteúdo e sua desenvoltura para disseminá-lo. As sessões acontecerão no dia 13, período da tarde, e no dia 14, durante todo o dia. Serão concedidos prêmios para a melhor exposição em todas as sessões de apresentação oral.

"Teremos aproximadamente 80 apresentações de bolsistas da CNEN: IPEN (SP), CDTN e LAPOC (MG), IEN e IRD (RJ), CRCN-NE (PE) e ainda do CTMSP e da UNITPAC. Neste ano, contamos com a participação recorde de estudantes vindos de outros estados, em torno de 40. A expectativa é que os estudantes aproveitem a oportunidade de interação, a partir do conhecimento das atividades desenvolvidas nas outras unidades da CNEN”, acredita Martha Vieira.

Todos os anos, a avaliação dos trabalhos é feita por pesquisadores representando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, estão confirmados os professores doutores Leandro Ramos Souza Barbosa, do Instituto de Física da USP – IFUSP; Daniel Carvalho Pimenta – Instituto Butantan; e Letície Mendonça Ferreira e Paula Homem-de-Mello, da Universidade Federal do ABC – UFABC.
Mais informações sobre a programação e contatos podem ser feitos aqui

Serviço
O quê: Seminário Anual de Avaliação dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da
CNEN – PIBIC/PROBIC/PIBITI
Onde: Prédio do Ensino do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), na Av. Prof.
Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária – Butantã
Data / Horário:
13 de dezembro
Manhã: 10h - Sessão de Abertura e palestra
Tarde – de 14h às 18h: Apresentações orais
14 de dezembro
Das 9h às 12h30 e das 14h às 18h: Apresentações orais

Eventos