Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Show de Física e novas atrações prometem um IPEN de Portas Abertas 'super demais'

Atividades lúdicas, exposições e passeio turístico pelo Campus prometem encantar o público infantil presente no Instituto, no próximo dia 12.

Uma demonstração de realidade aumentada com software desenvolvido no IPEN, para estudos de Cristalografia e a livre apresentação de talentos musicais de servidores – o De Portas Abertas para seu Talento Musical – serão as novidades na 12ª edição do IPEN de Portas Abertas, no próximo dia 12 (quarta-feira), no campus do Instituto. A programação começa às 9h30, no auditório Prof. Dr. Rômulo Ribeiro Pieroni, com as boas-vindas pelo superintendente do IPEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo, seguida de exibição do Coral NucleArte.

O IPEN de Portas Abertas é uma oportunidade de os servidores trazerem seus familiares, principalmente as crianças, para conhecer o Instituto e vivenciar experiências lúdicas no mundo da ciência. A primeira delas, às 10h, é o Show de Física, projeto desenvolvido há mais de 25 anos pelo Instituto de Física da USP (IFUSP), cujo objetivo é explorar, de forma experimental, fenômenos físicos presentes no dia a dia, oferecendo uma atração interativa e divertida, capaz de atrair e estimular estudantes do ensino médio.

Coordenado professor físico Fuad Daher Saad, do Departamento de Física Geral e Experimental do IFUSP, o Show de Física já foi assistido por mais de 800 mil estudantes e dezenas deles escolheram cursar a Licenciatura em Física depois disso. Ao longo de décadas – começou nos anos 70, a atração é uma "janela da USP para a comunidade”, segundo Saad. "Acredito que, pela aceitação dessas ações, percorro um caminho de um docente da USP que quer e pode contribuir para o aprimoramento do ensino de seu País”, avalia.

O público também poderá visitar três exposições permanentes do Instituto. Uma delas é "A História do IPEN”, no Espaço Cultural Marcello Damy, que fica no 4º andar do Bloco A do Instituto. Painéis explicativos sobre o início das atividades do Instituto até os dias atuais, contendo imagens históricas, e maquetes dos Reatores Nucleares IEA-R1, IPEN/MB-01 e Reator Multipropósito Brasileiro, esta localizada andar inferior, além de outros objetos relacionados à energia nuclear, são as principais atrações desse ambiente, que estará aberto das 8h às 15.

O Espaço de Memória do Reator IEA-R1, inaugurado há um ano, com uma réplica da primeira mesa de controle, da década de 50, poderá ser visitado em dois horários: 12h e 13h, mediante inscrição na entrada do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq), para grupos de até 20 pessoas. Mais cedo, às 9h e 10h, os interessados em conhecer as atividades do Centro de Radiofarmácia (CR), poderão se inscrever no local para uma visita e conhecer os produtos desenvolvidos no setor e utilizados em Medicina Nuclear. O Nuclespaço, exposição sobre radioatividade e energia nuclear também estará aberto à visitação, das 12h às 15h. As crianças terão ainda a oportunidade de vestir a roupa de proteção radiológica completa para ambientes controlados.

Todas as atrações serão acompanhadas de monitores do IPEN, para as devidas explicações ao público. O Espaço de Memória do Reator IEA-R1 fica no prédio do Centro do Reator de Pesquisas (CRPq) e o Nuclespaço, no Prédio do Ensino.

Super Demais – Outras incríveis atrações esperam as "turminhas” de visitantes. Das 9h às 13h, as crianças, vestidas a caráter, poderão conhecer a viatura do IPEN para atendimento a emergências radiológicas e ambulância, na entrada do Bloco A. Das 10h às 15h, vale um passeio no trenzinho turístico que circulará pelas alamedas do Instituto. Das 12h às 15h, a Turminha Super Demais apresenta o Teatro de Fantoches. "A ideia é promover um dia de prazer para os servidores, acompanhado de seus familiares”, afirmou Wilson Calvo.

Servidores e colaboradores do Instituto que queiram mostrar suas aptidões com instrumentos musicais ou como vocalistas terão um "espaço da música”, na marquise do Prédio do Ensino. É o IPEN de Portas Abertas para seu Talento Musical. "Sabemos de servidores que tocam piano violão, guitarra... outros que cantam. Abrimos esse momento para que possam se revelar”, brinca Edvaldo Paiva, assessor de Comunicação Institucional do IPEN e coordenador geral do evento.

Com tantas atrações, é preciso oferecer um espaço gastronômico para que os visitantes não precisem sair do Instituto no horário de almoço. Na marquise do prédio do Ensino, haverá cinco food trucks com diferentes opções para todos os gostos: Um, Dois, Três... Pizza do Chef Food Truck (pizzas salgadas e doces); Pão de Love (cups cakes e brigadeiros); La Polenta (polentas variadas); Truck do Barba (hambúrgueres artesanais). Também há a opção tradicional do Restaurante Refindus e as lanchonetes Espaço Legal e Rainha das Saladas, na área poliesportiva do GREIC.

O IPEN de Portas Abertas tem o patrocínio de Eduardo Mink, Tokio Marine, Porto Seguro e Sul América, e apoio do Grêmio dos Funcionários do IPEN-CTMSP (GREIC) e do Apiário Viana.

---

Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional



 

Eventos