Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Oportunidade de orientação a alunos de convênios acadêmicos, Advisor Day é considerado um 'sucesso'

Nesta terceira edição, 20 alunos da área médica e uma engenheira articularam com pesquisadores do Instituto orientação de mestrado e doutorado

Vinte e um profissionais da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que administra o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), interessados em orientação de pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP, praticamente confirmaram seus orientadores no III Advisor Day, promovido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (DPDE) do Instituto, em parceria com a Comissão de Pós-Graduação IPEN/USP, na quinta-feira, 22.

O Advisor Day consiste em uma apresentação, em forma de seminário, por meio de propostas de pesquisa, com o objetivo de despertar a atenção dos professores para uma futura orientação. Cada candidato teve 15 minutos para expor a sua ideia e mais 5 minutos para comentários, perguntas ou sugestões. Desses 21, três declinaram da apresentação porque já haviam contatado seus potenciais orientadores antes.

"Considerando que todos saíram daqui com orientações praticamente definidas, eu diria que o evento foi um sucesso total”, afirmou Fernando Moreira, gerente do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) e Coordenador de Convênios Acadêmicos do IPEN, ligado à DPDE. Foram convidados 65 orientadores, dos quais 25 se fizeram presentes no evento. "Até o Dr. Calvo saiu com uma orientanda, a única engenheira do grupo”, brincou Moreira, referindo-se ao superintendente do Instituto, Wilson Calvo.

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) é parceira do IPEN na área de ensino desde julho de 2017. Há mais de 50 anos, administra o Hospital Márcio Cunha, que atualmente conta com 543 leitos em duas unidades, além de uma terceira, exclusiva para o tratamento de pacientes com câncer, sendo referência para cerca de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do Leste de Minas Gerais.

"Esse grupo é formado por médicos, enfermeiros e uma engenheira mecânica. Eles foram convidados para o III Advisor Day e responderam muito positivamente. Estou muito satisfeito com os resultados que esse evento vem alcançando, afinal, é uma grande oportunidade que o IPEN oferece a alunos oriundos dos Convênios Acadêmicos, ainda sem orientação, de apresentarem suas propostas de pesquisa e demostrarem capacidade para integrar a Pós-Graduação do IPEN, contribuindo para a manutenção da excelência do Programa”, destaca Moreira, acrescentando que, dos 21 candidatos, 15 são para mestrado e seis para doutorado.

Presente no evento, o gerente do Centro de Biotecnologia (CB) do IPEN, Carlos Soares, destaca a "excelente oportunidade para os candidatos”. Em relação aos orientadores, ele diz que o Advisor Day também é importante, "mas depende muito da afinidade da área em que o estudante pretende atuar com o campo de pesquisa do orientador. "E também depende do perfil do orientador. No meu caso, a grande maioria dos estudantes, apesar de atuar na área da saúde, não me pareceu ligada diretamente à minha área de pesquisa”, afirmou, acrescentando que, desta vez, "infelizmente” não articulou orientação.

Soares conta que assumiu a orientação de um doutorado que já está sendo concluído, no âmbito do convênio com o Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos S/A – ITPAC (TO). "Do meu ponto de vista, o aluno é muito bom e o doutorado já rendeu uma publicação recém aceita em uma revista de alto fator de impacto [3.2], o que é tremendamente gratificante. Não sei se tive sorte ou se isso é frequente. Acho que falta divulgar e/ou analisar as publicações resultante dessas parcerias, isso pode contribuir muito na avaliação mais profunda de todo esse processo”, sugere.

"Surpresos”

Um dia antes do Advisor Day, o grupo visitou algumas instalações do IPEN para conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas no Instituto. O Laboratório de Biomateriais Poliméricos e Nanotheranóstica, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA), o Centro de Biotecnologia (CB), o Biotério, o Reator IEA-R1, o Laboratório de Braquiterapia e o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 foram as unidades visitadas.

"Eles gostaram muito do que viram no CQMA, especificamente as pesquisas com hidrogel, e, claro, ficaram impactados com o Reator IEA-R1 e com o Irradiador Multipropósito. Mas o que impressionou mesmo foi o ‘tamanho’ do IPEN. Não faziam ideia da magnitude do Instituto, da diversidade de pesquisas que realizamos aqui. A receptividade e o entusiasmo que foram demostrados pelos profissionais e pós-doutorandos do Instituto ao explicar as atividades que executam, também foram destacados por todos os visitantes. Saíram encantados e certos de que terão muito a aprender e colaborar conosco”, relatou Moreira.

Segundo ele, essa primeira etapa, de apresentação de propostas e troca de ideias entre candidatos e potenciais orientadores, foi muito bem sucedida. Agora, é seguir com as conversas para o desenvolvimento de futuros planos de trabalho.

"O Advisor Day foi uma forma que criamos, em parceria com a CPG, para promover o encontro de futuros alunos com os nossos orientadores e minimizar a distância entre os candidatos e os pesquisadores do IPEN. Este evento, em especial, teve sucesso absoluto, pois todos os 21 candidatos que se apresentaram saíram da sala com a indicação de um ou mais orientadores interessados em avançar as tratativas para desenvolvimento de um plano de trabalho. Agora depende deles a continuidade das conversas”, comemora Moreira.

Segundo ele, o IPEN está em negociação com outros parceiros para abertura de nova turma em 2019 e, caso se concretize, haverá uma nova edição do Advisor Day em novembro do próximo ano. Quanto ao grupo dos 21, a expectativa é de que no primeiro semestre de 2019 todos já estejam matriculados na Pós-Graduação.

O evento contou com a participação do superintendente Wilson Calvo e do diretor da DPDE, Marcelo Linardi, que fez uma apresentação do IPEN em Números.

---
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

 

Eventos