Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN participa de curso internacional da AIEA sobre produção de radiofármacos

O curso de Boas Práticas de Fabricação de Radiofármacos, promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica, foi realizado em Lima, Peru, de 12 a 16 de novembro.

 

Segundo Efrain Perini, gerente do Centro de Radiofarmácia (CR) do IPEN, "o objetivo do encontro foi analisar aspectos de boas práticas de fabricação em relação à produção e controle de qualidade de radiofármacos e radioisótopos para uso médico assim como fazer sugestões sobre a implementação e regulação destes sobre aspectos sanitários levando em conta as particularidades de cada país”. Também esteve presente no evento Anderson, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Dentre os assuntos discutidos, destacaram-se registro, aspectos regulatórios, controle de qualidade e requisitos de Boas Práticas de Fabricação de Radiofármacos. Os temas foram amplamente debatidos pelos 26 participantes, entre reguladores e produtores, representantes de 12 países ( Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai).

O encontro faz parte das atividades do Projeto Regional RLA6080 de Cooperação para a Promoção da Ciência e da Tecnologia Nuclear na América Latina e no Caribe (ARCAL), que visa harmonizar os critérios de boas práticas e Controle e de Fabricação de radioisótopos e radiofármacos , dado que os países que participam do projeto diferem em termos de desenvolvimento, preparação, controle de qualidade e aplicação clínica dos vários radiofármacos, e a aplicação de normas sanitárias para a produção e uso destes produtos é homogênea na região. A coordenação deste projeto no Brasil é realizada pela pesquisadora Margareth Matsuda, do CR.

Saiba mais

 


Eventos