Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Clientes que compraram radioisótopos e outros produtos e serviços do IPEN atestam qualidade

Pesquisas de satisfação realizada entre junho de 2017 e junho de 2018 mostra que o IPEN oferece qualidade e confiança

Pesquisa de satisfação dos clientes que compraram radioisótopos e outros produtos e serviços do IPEN no ciclo 2017-2018 indicou que o Instituto está acima da média na maioria dos quesitos avaliados. Realizada com o objetivo de entender melhor as necessidades e expectativas de seus usuais compradores, o Instituto também aplicou aos que adquiriram radiofármacos no mesmo período (veja no Órbita). O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de apenas 5%. 

Tal qual a outra pesquisa, nesta as perguntas também foram associadas aos critérios confiabilidade, flexibilidade, qualidade, responsividade, empatia e preço, seguindo as normas e diretrizes estabelecidas pelo Código Internacional de Práticas de Pesquisas Sociais e de Marketing, segundo informou Ronaldo Veronesi, da Gerência Comercial do IPEN. Estavam previstas 164 entrevistas, mas foram realizadas 200, de um total de 285 clientes consultados, No período compreendido entre 11 de junho de 2017 a 16 de junho de 2018. 

O IPEN contratou a Agência Comunica, empresa independente e especializada em Pesquisa de Satisfação de Clientes. A distribuição geográfica entre os que responderam à pesquisa ficou assim: 2,6% da região Norte; 7,7% do Nordeste; 3,9% do Centro-Oeste; 68,4% do Sudeste e 17,4% do Sul. "Nosso maior público se concentra no Sudeste, onde há mais clínicas e hospitais que utilizam radioisótopos e outros serviços”, ressalta Jair Mengatti, diretor da Radiofarmácia do Instituto. 

Conforme apontam os dados, o nível de satisfação geral dos clientes em relação ao IPEN corresponde a 52% de "satisfeitos”, 24% "muito satisfeitos”, 11% "indiferentes”, 11% "insatisfeitos” e apenas 2% "muito insatisfeitos”. 

Qualidade 
No que diz respeito à qualidade percebida pelos radioisótopos e outros produtos e serviços, o resultado é extremamente positivo: 51% responderam "muito satisfeitos”, 37% "satisfeitos”, 7% "indiferentes”, 2% "insatisfeitos” e 3% "muito insatisfeitos”. 

No quesito qualidade da equipe de atendimento aos clientes, 45% responderam "muito satisfeitos”, 34% "satisfeitos”, 14% "indiferentes”, 4% "insatisfeitos” e 3% "muito insatisfeitos”.Quanto à percepção dos clientes sobre inovação de radioisótopos ou outros produtos e serviços, as respostas foram as seguintes: 25% "muito satisfeitos”, 40% "satisfeitos”, 25% "indiferentes”, 6% "insatisfeitos” e 4% "muito insatisfeitos”. 

A percepção dos clientes quanto à qualidade dos radioisótopos ou outros produtos e serviços do IPEN comparada aos da concorrência ficou assim: 47% responderam "similar aos concorrentes”, 47% "melhor que os concorrentes e 6% "pior que os concorrentes”. 

A qualidade da equipe de atendimento do IPEN aos clientes, quando comparada com as da concorrência, mostra que 47% consideram que é "similar”, 43% dizem que é "melhor” e 10% responderam que é "pior”. Na comparação entre a capacidade de inovação do IPEN em relação à da concorrência: 49% responderam que o IPEN é "similar aos concorrentes”, 42% "melhor que os concorrentes e 9% "pior que os concorrentes” . 

"Vemos os resultados como positivos, um reconhecimento ao nosso esforço contínuo de oferecer o melhor. Precisamos inovar mais", disse Mengatti.

---
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

Eventos