Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Workshop sobre reatores de potência zero abre as comemorações dos 30 anos do Reator Nuclear IPEN/MB-01

Evento começa nesta quarta-feira, 7, e termina na sexta-feira, 9, dia da sessão solene dos 30 anos de operação do Reator do CEN

A utilização de reatores de potência zero em escala mundial, os 30 anos de operação do Reator Nuclear IPEN/MB-01 e sua utilização comobenchmark(anglicismo que significa ("marca de referência") internacional e a aplicação dos conhecimentos por ele gerados no LabGen, reator da Marinha do Brasil a ser instalado em Aramar, são os principais temas abordados no1st Workshop on Operation, Safety and Research Development in Zero Power Reactor - ZPRw 2018.

Com início nesta quarta-feira, 7, no IPEN, o workshop é a primeira atividade que marca a celebração do 30º aniversário do Reator Nuclear IPEN/MB-01, o primeiro com concepção e construção genuinamente nacionais. "O nosso reator é padrão de comparação internacional para experimentos de criticalidade”, diz, orgulhoso, Ulysses D’Utra Bitelli, gerente adjunto de Operação do Reator IPEN/MB-01, localizado no Centro de Engenharia Nuclear (CEN).

Segundo ele, participar das comemorações dos 30 anos desse reator é um "prêmio” para a carreira de quem viu tudo começar. "Ao longo de três décadas, nosso reator vem desempenhando um papel preponderante no desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, sendo um importante centro de treinamento para operadores de reatores, além de contribuir para pesquisas relevantes sobre Física de Reatores e Instrumentação Nuclear são realizadas”, ressaltou Bitelli.

"O ZPRw 2018 será um importante fórum para quem atua em reatores dessa característica e também uma oportunidade para trocar experiências com profissionais e pesquisadores renomados internacionalmente, acrescenta Bitelli. "Estamos num momento singular do nosso reator: a mudança para o novo núcleo, que terá elementos combustíveis do tipo placa e vai simular o núcleo do futuro RMB”, salientou, referindo-se ao Projeto Reator Multipropósito Brasileito.

Os principais tópicos abordados são: pesquisa e desenvolvimento de reatores de potência zero; física de reator; sistemas de reator; desempenho de elementos combustíveis; instrumentação nuclear, práticas de operação e treinamento, segurança e proteção e descomissionamento. O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN, Marcelo Linardi, abriu o Workshop, representando o superintendente do Instituto, Wilson Aparecido Parejo Calvo.

Dizendo-se orgulhoso de tudo o que representa o Reator IPEN/MB-01 para o Brasil, Linardi deu as boas-vindas aos participantes e desejou sucesso ao evento. Além de palestras, haverá uma sessão de painéis. A coordenação está a cargo de Marcelo da Silva Rocha e Leslie de Molnary, respectivamente pesquisador e gerente do CEN, e de Antônio Teixeira e Silva, diretor de Segurança (DS) do IPEN. O "ZPRw 2018”, que está acontecendo no prédio do Ensino, termina na sexta-feira, 9, dia da celebração oficial dos 30 anos.

Programa
Na sessão comemorativa, que acontece a partir das 14h30 no Auditório Prof. Dr. Rômulo Ribeiro Pieroni, será apresentado um vídeo sobre a história do Reator Nuclear IPEN/MB-01, seguida de uma breve explanação de Bitelli sobre os 30 anos de operação.A Mesa de Honra será composta por autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Comando da Marinha do Brasil, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), do Governo de São Paulo, da USP, da Finep, da CNEN, além do IPEN.

O superintendente do Instituto, Wilson Aparecido Parejo Calvo, fará um pronunciamento e, em seguida, haverá uma homenagem aos pesquisadores, tecnólogos e técnicos que contribuíram para a história do Reator IPEN/MB-01 e os que participam do projeto do novo núcleo. Um representante de cada área de atuação (física de reatores, licenciamento, operação, combustível nuclear e proteção radiológica) receberá um certificado das autoridades presentes.

Após a homenagem, será o momento de as autoridades se pronunciarem. A cerimônia termina com o descerramento de placa comemorativa dos 30 anos do Reator Nuclear IPEN/MB-01 pelas autoridades presentes no auditório do IPEN. Às 15h35, os presentes se deslocarão para o prédio do Reator Nuclear IPEN/MB-01, em visita de 30 minutos. O encerramento das comemorações está programado para às 16h30, na Sala de Seminários do CEN.

---
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

 

Eventos