Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Reator Nuclear IPEN/MB-01 ganha novo núcleo após 30 anos de operação

O novo núcleo, que terá elementos combustíveis do tipo placa em vez de varetas combustíveis, vai simular a física de nêutrons do núcleo do futuro RMB.

Após 30 anos de operação, o Reator Nuclear de Pesquisas IPEN/MB-01 ganha novo núcleo. No início de julho, operadores do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) deram início à retirada de 680 varetas combustíveis (que geram o fluxo de nêutrons do Reator) e 48 absorvedoras de nêutrons (controladoras do processo de fissão) para substituí-las por elementos combustíveis do tipo placa.

O objetivo da operação é simular a física de nêutrons do núcleo do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e assim validar a metodologia de cálculo e as bibliotecas de dados nucleares utilizadas em seu projeto. Segundo explicou Ulysses D'Utra Bitelli,gerente adjunto de Operação do Reator IPEN/MB-01, desmontar o núcleo descarregando as varetas combustíveis foi o primeiro passo.

Bitteli ressaltou que todas as varetasserão armazenadas de forma segura em repositórios chamados de covas(storages). "Essa foi a parte nuclear da desmontagem do núcleo com varetas”, disse. Na etapa seguinte, foi executada a desmontagem mecânica propriamente dita, com a retirada de três placas espaçadoras das varetas combustíveis e outros componentes.

O passo seguinte será a montagem mecânica do novo núcleo com elementos do tipo placa a ser concluído até o final de Agosto. "A absorção dos nêutrons e o consequente controle do Reatorserãofeitos por quatro placas de háfnio", explica Bitelli, que é doutor em Tecnologia Nuclear pelo IPEN/USP.

O Reator IPEN/MB-01 entrou em operação no dia 28 de novembro de 1988 e foi fundamental para pesquisas na área de física de reatores, para a formação dos operadores de reatores de potência da Eletrobras Eletronuclear, para pesquisa da CNEN e, futuramente, do reator protótipo de propulsão naval da Marinha do Brasil e do próprio RMB.

A matéria completa sobre essa operação estará no Informativo bimestral Órbita IPEN, edição Julho/Agosto, disponível em versão on-line na primeira semana de setembro.

----
Ana Paula Freire, jornalista MTb-172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

 

Eventos