Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisa realizada no Ipen atinge meta do DOE para geração de energia elétrica por célula a combustível

Doutorado realizado no IPEN alcança meta do Departamento de Energia Norte Americano (DOE) de custo de eletrodos para geração estacionária de energia elétrica por sistema de célula a combustível tipo membrana condutora de prótons, PEMFC na sigla em Inglês "Proton Exchange Membrane Fuel Cell".

O trabalho de doutorado do aluno Rafael Nogueira Bonifácio, sob orientação do doutor Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do Ipen e coorientação do doutor Almir Oliveira Neto, do CCCH, teve como principal resultado o desenvolvimento de eletrodos para células a combustível do tipo PEMFC, a partir do estudo e aplicação de eletrocatalisadores a base de nanopartículas de paládio e de ligas de paládio e platina. Essa estratégia possibilitou a redução da massa de platina aplicada aos MEAs preparados no Ipen de 1,00 para 0,25 mg.cm-2 (de eletrodo) e resultou num custo de eletrodo de 1.068,54 USD por kWe-1 produzido na célula.

O valor resultante do trabalho realizado no Ipen atingiu a meta do Departamento Norte Americano de Energia (DOE) para 2015, ficando abaixo do valor limite para cumprimento da mesma, segundo os parâmetros reportados num recente estudo norte americano, mesmo sem o benefício econômico da produção em escala.

O DOE avalia os resultados de suas pesquisas e estabelece metas para novos desenvolvimentos das tecnologias relacionadas aos sistemas de PEMFC. Dentre essas metas, a diminuição da massa de platina aplicada aos conjuntos membrana-eletrodos vem sendo indicada como o parâmetro-chave para tornar o custo da tecnologia competitivo.

Sistemas de célula a combustível que utilizam membrana polimérica como eletrólito condutor de prótons (PEMFC) são capazes de gerar energia elétrica com alta eficiência formando, unicamente, água como subproduto da reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio. Devido a essas características, por décadas, a tecnologia de PEMFC vem sendo pesquisada em diversos países, com o objetivo de transpor barreiras tecnológicas e econômicas à sua ampla comercialização.

 

Publicado anteriormente em http://www.ipen.br/sitio/?idc=14129.

Eventos