Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Estudantes participam de escola avançada sobre energia nuclear

Alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio participaram, no Ipen, em São Paulo, da Escola Avançada de Energia Nuclear (EAEN), de 27 de junho a 2 de julho. Em sua quarta edição, o curso pretendeu estimular o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia e apresentar as aplicações da energia nuclear e seus desafios. Reuniu aulas teóricas, exercícios e visitas a laboratórios do instituto.

Este ano os quatro integrantes da equipe olímpica brasileira que participará da Olimpíada Internacional de Química, na Turquia, estiveram no Ipen visitando o reator nuclear de pesquisas IEA-R1. A equipe é composta pelos cearenses Davi Rodrigues Chaves, Davidson Anthony Aragão Freire e Raul Bruno Machado da Silva, e pela paulistana Tabata Claudia Amaral de Pontes.

Aluna do Colégio Etapa, Tabata Pontes, 16 anos, participou em 2010 da EAEN e fez questão de voltar ao instituto e acompanhar os colegas para conhecer o reator nuclear de pesquisas do Ipen.

A estudante, que pretende cursar astrofísica, lamentou a baixa qualidade do ensino público, e quer de alguma forma contribuir com a formação e difusão da ciência no país. Ela elogiou a qualidade das aulas e exercícios aplicados na EAEN e apontou as visitas aos laboratórios e experimentos como um dos aspectos interessantes do curso. Para muitos alunos é o primeiro contato com uma instituição de pesquisas.

Karen Aguilar, 16 anos, aluna do Colégio Sion, foi uma das participantes este ano. Ressaltou o aprendizado proporcionado pelo curso. Como pretende cursar medicina, estava ansiosa pela aula relacionada às aplicações da energia nuclear na saúde. Os alunos visitaram ainda o Centro de Radiofarmácia do instituto e o Centro de Tecnologia das Radiações.

As aulas foram ministradas por pesquisadores da instituição, além de profissionais do Instituto de Estudos Avançados de São José dos Campos, dos institutos Oceanográfico e de Física da USP, da Unifesp, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, do Centro Técnico Aeroespacial e da PUC/SP.

Para o curso, gratuito, foram oferecidas 30 vagas. Os participantes, que devem ter idade mínima de 16 anos, foram selecionados pelo histórico escolar e a preferência foi para alunos envolvidos com as Olimpíadas de Física ou de Química. Os coordenadores são os pesquisadores Marina Beatriz Agostini Vasconcellos, Marília Gabriela Miranda Catharino e Renato Semmler, do Centro do Reator de Pesquisas (CRPq) do Ipen. A EAEN teve o patrocínio do Etapa e o apoio da Associação Brasileira de Energia Nuclear.

 

Publicado anteriormente em http://www.ipen.br/sitio/?idc=9785.

Eventos