Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN participa da ExpoT&C em Maceió, com abertura do ministro Kassab e a presença do presidente da CNEN

Na visita do ministro aos estandes, dirigentes de instituições de pesquisa pedem mais investimentos e concursos para a área de C,T&I; Paulo Pertusi, presidente da CNEN, sugere mais integração e comunicação entre os institutos da autarquia.

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) são as quatro unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) presentes na ExpoT&T, exposição de ciência, tecnologia e inovação que ocorre paralelamente à 70Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

A ExpoT&C é a maior exposição de divulgação e disseminação científica no Brasil, é aberta à livre visitação. "Este evento representa a possibilidade de o Brasil conhecer pesquisas e inovações realizadas ao longo de anos”, disse o ministroda Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na manhã desta segunda-feira (23), quando inaugurou a ExpoT&C. Acompanhado do presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, Kassab visitou o estande do MCTIC destinado à energia nuclear.

O IPEN está apresentando a produção de radiofármacos, inclusive os mais novos voltados para o diagnóstico e terapia de vários tipos do câncer. De acordo com o servidor Anderson Andrade, também estão expostos o hidrogel, curativos à base de água para lesões de pele, o gerador de Tecnécio-99 e material impresso de divulgação do Instituto. "A configuração final do estande ficou diferente do previsto e com isso nosso material teve que ser reduzido. Ficamos sem televisão para apresentar nossos vídeos, por exemplo”, disse.

"Esse é o nosso famoso gerador de Tecnécio-99”, comentou Pertusi, na mostra do IPEN. Produzido exclusivamente pelo Instituto, o gerador de tecnécio é um dispositivo a partir do qual é retirado o radioisótopo tecnécio-99 (99mTc, sendo "m” de metaestável), proveniente do decaimento radioativo do radioisótopo molibênio-99 (99Mo). O99mTc responde por 90% dos exames com finalidades diagnósticas na medicina nuclear. O presidente da CNEN aproveitou o momento para falar de integração das unidades.

"É preciso haver mais integração dos institutos da CNEN, mais comunicação, para que não haja mais pesquisas paralelas”, disse Pertusi, acrescentando que dessa forma os resultados são mais eficientes.

O IPEN também está divulgando seu Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear associado à Universidade de São Paulo (USP). "A pós-graduação é uma das vitrines do IPEN, como a Radioafarmácia. Procuramos dar uma visão geral do Instituto aos visitantes, mas o foco mesmo é nessas duas áreas”, explicou Andrade, que é servidor da Assessoria de Comunicação Institucional do IPEN, que está localizado na Cidade Universitária, em São Paulo.

O superintendente do IPEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo, também marca presença na SBPC com a palestra "Aplicações da energia nuclear”, a ser proferida nesta terça-feira, 24, às 16h.

Mais CNEN – Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o IEN está apresentando as aplicações da energia nuclear por meio de recursos de realidade virtual. Os visitantes podem fazer uma visita ao reator nuclear Argonauta e ao depósito de material radioativo do Instituto, a partir do computador.

Também localizado na cidade do Rio de Janeiro, o IRD focou sua exposição em medidas e cuidados para garantir o uso seguro da energia nuclear e os procedimentos para atendimento a emergências. O público também pode conhecer um pouco sobre a esterilização de materiais de uso médico e a preservação de bens culturais, irradiação de gemas e joias, dentre outras pesquisas de tecnologias inovadoras do CDTN, sediado em Belo Horizonte (MG).

Além da CNEN, o estande do MCTIC para a área nuclear também conta com mais duas instituições: Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep).

Cobrança – Durante a visita do ministro Kassab aos estandes, dirigentes de 24 instituições de pesquisas MCTIC que compõem o Fórum de C&T aproveitaram para pedir mais investimentos e também a realização de concursos públicos, para garantir a manutenção das pesquisas, algumas correndo o risco de serem interrompidas definitivamente sobretudo por falta de pessoal. O ministro reconheceu as "enormes dificuldades pela conjuntura econômica difícil”, mas ressaltou que a ExpoT&C é uma amostra dos avanços da ciência, tecnologia e inovação no País, "com certeza, motivo de orgulho”.

---

De Maceió
Ana Paula Freire
Colaborou Anderson Andrade
Assessoria de Comunicação Institucional 

Eventos