Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Resultados de 2017 e perspectivas para este ano serão apresentados no Plano Diretor - Ciclo 2018

Definir os rumos da Radiofarmácia é um dos principais desafios para a gestão do IPEN nos próximos anos.

O primeiro ano da atual gestão do IPEN, o balanço dos resultados obtidos no ano de 2017 e as perspectivas para este exercício estarão em pauta nos Seminários de Avaliação do Plano Diretor – Ciclo 2018, que começa nesta segunda-feira, 12, às 9h e 10h, respectivamente, com apresentação dos gerentes Leslie de Molnary, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN), e Margarida Mizue Hamada, do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR).

A avaliação anual do Plano Diretor é uma das mais importantes iniciativas do Instituto, tanto pela "prestação de contas” de tudo o que foi realizado quanto pela oportunidade que os servidores têm de interagir diretamente com os gestores de cada unidade, visto que as apresentações são realizadas pelos próprios gerentes de Centros e diretores, e são seguidas de debates com os presentes. É organizado pela Diretoria de Planejamento e Gestão (DPG), em "estreita parceria” com a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE).

"Os Seminários do Plano Diretor representam um pausa para consolidar os resultados e índices do ano anterior e, a partir daí, repensar o próximo ano, com estratégias de correção de rumo onde o desempenho não foi adequado e comemorações e divulgação dos sucessos”, diz Marcelo Linardi, diretor da DPDE. Para ele, apesar das dificuldades com a perda de pessoal e o contingenciamento, o principal desafio do IPEN é definir os rumos da radiofarmácia.

"Teremos uma primeira avaliação dessa gestão do [superintendente] Wilson Calvo, frente a inúmeros problemas externos como o forte ritmo de aposentadorias, sem concurso público no curto prazo e limitações de verbas. Mas, talvez, o maior desafio seja mesmo os rumos da nossa radiofarmácia, com todas as variáveis políticas, econômicas e de gestão. É uma questão delicada, mas que precisa ser debatida com todo o cuidado”, ressalta Linardi.

Willy Hoppe de Sousa, diretor da DPG, ratifica o "momento difícil”, salientando a perda de conhecimento qualificado e a capacidade de atendimento às demandas da sociedade por conta das aposentadorias. É o desafio de "subir por uma escada rolante que se move no sentido contrário”. Alguns grupos mais fortes – seja da área fim, seja da área meio – conseguirão, ainda assim, subir. Outros, talvez, desistirão. Mas se no conjunto dos grupos, conseguirmos ficar parados, terá sido uma grande vitória”, avalia.

Os grupos que conseguem superar seus obstáculos devem servir de exemplo àqueles que estão enfrentando dificuldades, sugere Willy. Daí porque é importante a ampla participação dos servidores no Plano Diretor. "Os Seminários do Plano Diretor tem por objetivo discutir as dificuldades, mas, principalmente, disseminar os exemplos de superação, de sucesso e que, apesar de todas as dificuldades que nos se apresentam, o IPEN continua a ser uma instituição pujante e relevante para a Sociedade”.

Reconhecimento

Nessa perspectiva de "superação”, Linardi destaca a iniciativa do IPEN no sentido de reconhecer e premiar os Centros de pesquisa que se mantêm fortes e os servidores que se destacam a cada ano, apesar do cenário difícil. "É outro aspecto interessante dos Seminários do Plano Diretor: as premiações, tanto de Centros como as individuais. Hoje, existe uma competição saudável entre os Centros pelos prêmios e também pela verba meritocrática”, afirma Linardi.

Já os prêmios individuais de "Pesquisador do Ano, "Pesquisador Destaque” e "Servidor Destaque” – explica – são ações de reconhecimento individual em 2017, cujo resultado será divulgado pela DPDE no último dia de apresentações do Plano Diretor. Essa iniciativa começou em 2015, e os vencedores são indicados pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) do Instituto. Naquele ano, Gilberto Magalhães, o "Giba”, do Departamento de Infraestrutura (DIN), foi escolhido o "Servidor Destaque”. O "Pesquisador do Ano” foi Almir Oliveira Neto, do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH). Segundo Linardi, o critério para esse prêmio é métrica, ou seja, uma média entre número de publicações internacionais arbitradas no ano e sua qualidade, via Fator de Impacto normalizado por área.

Ainda em 2015, Eliana Navarro dos Santos Muccillo, do Centro de Ciência e Tecnologia de Materias (CCTM), foi a "Pesquisadora Destaque”, cujo critério principal é a projeção que o pesquisador e/ou seu grupo deu ao Instituto. Muccillo foi selecionada para ter seu currículo incluído no livro "Sucessfull Women Ceramic and Glass Scientists and Engineers: 100 Inspirational Profiles”. A publicação apresenta uma lista de pesquisadoras mulheres na área de cerâmica, vidro e engenharia de instituições da América, Europa, Ásia e Oceania.

2016 – Eliana Muccilo também foi premiada no ano seguinte, desta vez como "Pesquisadora do Ano”. Nanci do Nascimento, pesquisadora do Centro de Biotecnologia (CB), foi a "Pesquisadora Destaque”, numa premiação In Memorian – ela faleceu no dia 13 de março de 2017. Até então responsável pelo Biotério do IPEN. O "Servidor Destaque” foi Paulo de Souza Santos, do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR).

"O IPEN concede essas premiações com o objetivo de reconhecer a importância dessas pessoas e também de estimular os servidores. É uma iniciativa gratificante também para nós, da administração. E este ano teremos surpresa nas indicações”, concluiu Linardi, mantendo o tradicional "suspense”.

Programação
Todos os seminários serão pela manhã, a partir das 9h. Começa nasegunda-feira, 12, e vai até o dia 22. Confira:

Segunda-feira, 12
9h - Leslie de Molnary, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN)
10h -Margarida Mizue Hamada, do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR)
Terça-feira, 13
9h - Ademar Benévolo Lugão, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA)
10h - Niklaus Ursus Wetter, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA)
14h30 -  Carlos Soares, do Centro de Biotecnologia (CB)
15h30 - Linda Caldas, do Centro de Metrologia das Radiações (CMR).
Sexta-feira, 16
14h - Fábio Coral, do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH)
15h30 - Jair Mengatti, Diretoria de Radiofarmácia e Centro de Radiofarmácia (DIRF/CR)
Terça-feira, 20
9h- Frederico Genezini, do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq)
10h30- Sonia Regina Castanho, do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CCTM)
Quarta-feira, 21 *
9h - Elita Urano, do Centro do Combustível Nuclear (CCN)
9h50 - Willy Hoppe, da Diretoria de Planejamento e Gestão (DPG)
10h40- Edson Franco, da Diretoria de Administração (DAD)
11h30 - Gilberto Magalhães, Departamento de Infraestrutura (DIN)
Quinta-feira, 22 *
9h - Antônio Teixeira e Silva, da Diretoria de Segurança (DS)
10h - Marcelo Linardi, da Diretoria de Pesquisa, Desenv. e Ensino (DPDE)
11h - Marcelo Linardi e Wilson Calvo - Entrega das Premiações e Encerramento

*OBS: Nesses dias, as apresentações serão realizadas no Auditório do Ensino. Nos demais, nos respectivos Centros.

Eventos