Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisador do IPEN ganha prêmio internacional por colaboração com Sociedade Americana de Cerâmica

Reginaldo Muccillo, do CCTM, foi um dos cinco homenageados por organização de simpósio honorário da Conferência Internacional sobre Cerâmica Avançada e Compósitos

O professor Reginaldo Muccillo, atualmente Pesquisador Voluntário do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CCTM) do IPEN, foi homenageado na sessão de abertura da "42nd International Conference and Expo on Advanced Ceramics and Composites (ICACC’18)", realizada no dia 22 de janeiro, em Daytona Beach, Florida, Estados Unidos. Muccillo foi um dos cinco selecionados, entre pouco mais de 200, e recebeu o prêmio "Global Star Award".

O prêmio é concedido pela The American Ceramic Society (ACerS), e o critério para a outorga não é produção científica, mas liderança na organização de um dos mais de 20 simpósios que ocorrerram durante a conferência. Cada simpósio possui entre cinco e 15 organizadores, e, este ano, a ACerS resolveu premiar cinco deles. Muccillo coordenou o simpósio em homenagem ao último presidente da entidade, Mrityunjay Singh, cuja gestão encerrou-se em dezembro.

"Eu fiquei surpreso quando fui a chamado para receber o prêmio. O congresso começou às 7h de segunda-feira, e eu havia recebido um e-mail de Signh dizendo para eu não deixar de estar presente às 8h30 na sessão plenária, que é a abertura do evento. Achei estranho, mas às 8h eu estava lá, ele me encontrou e pediu que eu sentasse na fila de convidados – bem na frente, pois havia mais de mil pessoas, só depois eu compreendi por que”, conta Muccillo.

Um pouco antes da outorga do "Global Star Award", jovens pesquisadores doutorandos, que no congresso do ano passado ganharam como melhor apresentação, este ano receberam o prêmio em dinheiro – US$ 400/US$ 500 – e uma placa comemorativa. "Eu estava lá, assistindo à premiação, e então eles anunciaram a entrega do "Global Star Award". Chamaram os quatro, até que escutei meu nome, e demorou alguns segundos para me levantar”, brinca Muccillo.

Apesar de ser um "contador de histórias”, no melhor sentido, e muito espontâneo – fala o que pensa –, ele se diz muito "shy” (tímido) nessas situações. "Mas eu tive que subir ao palco, sendo aplaudido por todos, e depois ainda tive que posar para fotos – imagine!”, diz o pesquisador. Para Muccillo, o fato de ter sido o escolhido da América do Sul é motivo de muito orgulho.

"Eu fico honrado porque, afinal, havia mais de 200 pessoas merecedoras, inclusive do nosso continente. Mas eu fui o escolhido e atribuo isso ao reconhecimento ao meu trabalho na organização dessa conferência. Um prêmio internacional que muito me honra”, afirma Muccillo, acrescentando que participou do simpósio honorário por ter trabalhado durante quase 20 anos com Signh.

Todos os organizadores, de todos os simpósios, apresentaram uma palestra convidada, "e aí, sim, eu falei do meu trabalho de pesquisa no IPEN, inclusive, relacionando-o ao que Signh fez, nas suas pesquisas na NASA”, ressalta Muccillo. Além dele, ganharam o "Global Star Award" os pesquisadores Z. Fu (Wuhan University of Technology, China), T. Jones (Army Research Lab, Estados Unidos), D. Koch (German Aerospace Center, Alemanha) e J. A. Salem (Nasa Glenn Research Center, Estados Unidos).

Sobre o pesquisador - Reginaldo Muccillo é um dos mais destacados pesquisadores do IPEN. Já orientou 17 mestres, 10 doutores, mais de 30 iniciação científica e também supervisionou estágios de pós-doutorado. É bolsista de produtividade 1-A do CNPq e considera seu maior legado a implantação de seu Laboratório - "comecei do zero" - e a consolidação de seu grupo de pesquisa muito produtivo. Tem o professor Shigueo Watanabe, do Instituto de Física da USP (IFUSP), como uma das pessoas que mais influenciaram a sua vitoriosa trajetória acadêmico-científica. 
-----
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

 

Eventos