Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Diretor da AIEA visita o IPEN

Christophe Xerri, diretor de Ciclo do Combustível e Tecnologia de Rejeito da AIEA, visitou o IPEN em 26/10

A recepção a Chistophe Xerri, diretor de Ciclo do Combustível e Tecnologia de Rejeito - NEFW - da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA em sua sigla traduzida para o Português), foi realizada na Superintendência do IPEN pelo coordenador técnico do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), José Augusto Perrotta. Participaram desse primeiro encontro com o representante da AIEA os diretores e pesquisadores do instituto: Willy Hope de Sousa, diretor de Planejamento e Gestão (DPG); Frederico A. Genezini, gerente do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq); Demerval L. Rodrigues, gerente de Radioproteção (CRP); Júllio T. Marumo, gerente de Rejeitos Radioativos (GRR), o pesquisador do Centro do Combustível Nuclear (CCN), Giovanni de Lima C. Conturbia e os pesquisadores do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) Ulysses D'Utra Bitelli e Patrícia da Silva P. de Oliveira. A reunião tratou de cooperações técnicas da AIEA ao IPEN.

Após conhecer a exposição permanente sobre a história do IPEN no Espaço Cultural Marcello Damy, Xerry participou de uma reunião com os pesquisadores presentes. Logo após, o diretor da AIEA conheceu as instalações do Reator IEA-R1, no CRPq, do Reator nuclear de Pesquisa IPEN-MB/01, no CEN, e os Centros de Radiofarmácia (CR) e do Combustível Nuclear (CNN). A visita se encerrou com uma reunião com o superintendente do IPEN, Wilson Calvo.

Xerri esteve no Brasil participando da International Nuclear Atlantic Conference (INAC-2017), em 23 de outubro e de visitas ao Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte, MG e na CNEN, Rio de Janeiro.

Galeria de Imagens