Portal do Governo Brasileiro

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

International Conference on the IAEA Technical Cooperation Programme: Sixty Years and Beyond – Contributing to Development

AIEA celebra os 60 anos com conferência sobre o Programa Internacional de Cooperação Técnica que acontece de 30 de maio a 1º de junho em Viena, Áustria

O ano de 2017 marcará o 60º aniversário da criação da AIEA. A Conferência Internacional sobre o Programa de Cooperação Técnica da AIEA: sessenta anos e mais - Contribuir para o Desenvolvimento apresenta-se como uma  oportunidade ideal para se realizar um balanço dos resultados alcançados pela entidade por meio de seu Programa de Cooperação Técnica e demonstrar como sua atuação contribui para o desenvolvimento sustentável. 

A conferência é uma oportunidade para que os Estados-Membros do órgão e outros parceiros explorem meios coletivamente inovadores para desenvolver parcerias com outros organismos das Nações Unidas e organizações regionais, instituições financeiras, doadores não tradicionais e setor privado, a fim de melhorar a execução do programa de Cooperação Técnica.

Dentre os objetivos da conferência destacam-se a divulgação dos resultados alcançados pelo programa de cooperação técnica nas últimas seis décadas por meio das aplicações pacíficas da energia nuclear, reforçar a importância da cooperação técnica para o desenvolvimento sustentável e ampliar a parceria entre  os países participantes da AIEA.
 
Programa e exposição

O programa da conferência consistirá em sessões temáticas onde palestrantes convidados apresentarão a evolução do programa de Cooperação Técnica conforme as experiências de cada país, painéis de discussão e uma exposição paralela na qual serão apresentados os desenvolvimentos alcançados nos últimos 60 anos. Uma sessão de debates encerrará o evento com a discussão sobre futuras oportunidades de parceria.

Temas para sessões individuais:

• Evolução do programa de Cooperação Técnica da AIEA.
• Parcerias: trabalhar com a família das Nações Unidas e outras organizações internacionais relevantes.
• Cooperação regional.
• Enfrentar os desafios do desenvolvimento através do programa de cooperação técnica.
• Contribuir para a realização do desenvolvimento sustentável.
• Perspectivas.

O evento é voltado para formadores de políticas públicas, pesquisadores e agentes de decisão, representantes dos países-membro.

Informações