Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN >

International Conference on Applications of Radiation Science and Technology (ICARST-2017)

A primeira edição do ICARST acontece de 24 a 28 de abril, em Viena, Áustria

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) promove a Conferência Internacional sobre Aplicações de Ciência e Tecnologia em Radiação com os  objetivos  de divulgar os desenvolvimentos alcançados nas aplicações das ciências e tecnologias da radiação, informar sobre as iniciativas dos países-membros sobre a implementação de aplicações industriais utilizando-se radiação ionizante e os benefícios socioeconômicos alcançados, permitir a troca de informações entre meio acadêmico e indústria para a promoção de novas iniciativas e superação de desafios.


A Conferência terá sessões plenárias e palestras com representantes dos meios acadêmico e industrial, painéis de discussão e sessão de pôsteres. Uma mesa redonda concluirá o evento tendo como tema as principais conclusões discutidas nas sessões plenárias indicando recomendações para o desenvolvimento futuro das ciência e tecnologia das radiações.

Dentre os temas a serem apresentados, encontram-se os vanços recentes nas ciências químicas das radiações, tendências atuais da tecnologia de radiação,produção e transporte de cobalto-60, nova geração de aceleradores de feixe de elétrons e fontes de raios-X, esterilização por radiação, modificação por irradiação de materiais poliméricos, tratamento de poluentes gasosos, águas residuais industriais, águas residuais municipais, lodo e poluentes orgânicos emergentes por irradiação, utilização de tecnologia de irradiação para preservação de bens culturais.

João Alberto Osso Júnior, que atuou no Centro de Radiofarmácia do IPEN, atuando no Departamento de Ciências e Aplicações Nucleares da AIEA é o secretário científico da conferência. Email: icarst2017@iaea.org