Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Física para Todos na Biblioteca Mário de Andrade

A palestra terá como tema "Bóson de Higgs: sua importância no quebra-cabeça da Física de Partículas"

O Instituto de Física da USP (IFUSP) realiza, no sábado dia 3 dezembro, mais uma edição do Física para Todos. O palestrante, Rento Higa, é do Departamento de Física Nuclear. A palestra acontece das 10h às 11h30, na Biblioteca Mário de Andrade, localizada na rua Consolação, 94, próxima às estações Anhangabaú e República do metrô (linhas amarela e vermelha).

Resumo da palestra:

O modelo padrão das chamadas partículas elementares foi proposto há cerca de 40 anos, buscando unificar as forças sub-atômicas com base nas simetrias que observamos na natureza. Essa idéia extremamente elegante mostrou-se poderosíssima não somente por classificar e ordenar logicamente as partículas até então conhecidas, mas por prever a existência de outras partículas que, aos poucos, foram sendo confirmadas em grandes aceleradores.

 

Até meados da década de 90, todas as partículas do modelo padrão tinham sido descobertas, exceto uma: o bóson de Higgs. Essa partícula desempenha um papel crucial dentro do modelo padrão, inclusive, sendo a responsável por gerar a massa das demais partículas elementares. Emjulho de 2012, dois grandes grupos de cientistas trabalhando no CERN acabaram com essa angústia, anunciando a descoberta do bóson de Higgs. Nessa palestra, será apresentada a importância de sua descoberta para a física de partículas, o papel que ela desempenha dentro do modelo padrão, e de que maneira a ela completa um quebra-cabeça ou pode dar inicio a outros.


INSCREVA-SE NO LINK ABAIXO:

https://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/webform/formul%C3%A1rio-de-inscri%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-para-todos

Eventos