Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Aplicações do Docroísmo circular com Radiação Síncroton

A apresentação acontece em 21 de outubro, às 13h, no IFUSP e será ministrada pelo Prof. José Luiz Lopes

Fonte: IFUSP

O Comitê da Fundação Nobel anunciou no início de outubro as pesquisas e os vencedores de 2016 nas áreas de Medicina, Física e Química. O primeiro premiado anunciado foi o cientista japonês Yoshinori Ohsumi, de 71 anos, que levou o prêmio Nobel de Medicina, por seus estudos sobre a autofagia celular. Na área de Física, um trio de físicos britânicos: David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz, que atuam em universidades americanas, foram escolhidos por suas pesquisas sobre os estados topológicos da matéria, que podem contribuir para a descoberta de novos materiais. Já o Prêmio Nobel de Química foi dedicado também a três pesquisadores europeus, o britânico Fraser Stoddart, o francês Jean-Pierre Sauvage e o holandês Bernard Feringa, por estudos realizados no desenvolvimento de pequenas máquinas moleculares.

 Essas indicações da Fundação Nobel destacaram pesquisas que podem ajudar no desenvolvimento de novas técnicas e materiais em áreas de interface e para falarde uma pesquisa que também é realizada entre áreas afins, no próximo dia21 de outubro, às 13 horas, na sala 201, ala 1, do bloco didático do Instituto de Física da USP, o Prof. José Luiz Lopes, docente do Departamento de Física Aplicada, ministrará uma palestra sobre as"Aplicações do Docroísmo circular com Radiação Síncroton".

 Os estudos realizados pelo Prof. José Luiz Lopes estão centrados no uso da radiação eletromagnética (técnicas espectroscópicas) para análise de proteínas que apresentam interesse biológico relevante. Para esse estudo estrutural de proteínas/peptídeos intrinsecamente desordenados e suas interações com outras biomoléculas e modelos de membrana, o pesquisador do IFUSP utiliza técnicas de espectroscopias de dicroísmo circular (convencional e com radiação síncrotron) e esse será o tema da palestra.

 O evento é gratuito e a sala 201, da Ala 1, do IFUSP, tem capacidade para 50 pessoas. 

Eventos