IPEN celebra 68 anos de excelência em ciência e tecnologia com parcerias históricas
A cerimônia acontece em 29 de agosto, no auditório do Instituto, às 14h. Na manhã de 30 de agosto será inaugurada a primeira Unidade Móvel com Feixe de Elétrons do Brasil
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN-CNEN, celebrará seu 68º aniversário de fundação homenageando as instituições parceiras que contribuíram para sua história de desenvolvimentos científicos e tecnológicos que abraçam os mais variados setores do conhecimento. E acreditando que celebração, assim como ciência e tecnologia, não se faz só, o IPEN convidou representantes de universidades, institutos, associações e demais entidades, assim como seus servidores e colaboradores, para a sessão solene que se realizará em 29 de agosto, quinta-feira, às 14h, no Auditório Prof. Rômulo Ribeiro Pieroni.
As instituições parceiras receberão a Honraria Marcello Damy de Souza Santos, cujos 110 anos de nascimento são celebrados neste ano.
O evento, que contará com autoridades das esferas federal e estadual, terá uma programação que marcará o reconhecimento institucional pelas iniciativas de inovação e fortalecimento da ciência e tecnologia nacionais. Durante a cerimônia serão anunciados o Prêmio Shigueo Watanabe de Melhor Tese IPEN-USP, o Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica, homenagem à destacada participação de colaboradores e a outorga do título de Pesquisador(a) Emérito(a) 2024.
Aplicação de técnica de irradiação para preservação do
meio ambiente
Em 30 de agosto, a partir das 10h, será inaugurada a unidade móvel com acelerador de feixe de elétrons para tratamento de efluentes industriais para fins de reúso. O projeto, inédito no País, tem apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA em sua sigla em inglês) , Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e a empresa Truckvan.
A inauguração se dará nas instalações do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) do IPEN-CNEN.