Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Nota de Falecimento – Arnaldo Homobono Paes de Andrade - Missa de Sétimo Dia

Atuante no IPEN-CNEN desde 1972, o físico e doutor em Engenharia dos Materiais Arnaldo Homobono Paes de Andrade era pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais e docente do curso de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP.

O IPEN-CNEN informa com extremo pesar o falecimento do pesquisador Arnaldo Homobono Paes de Andrade no dia 5 de janeiro de 2022, aos 71 anos, em decorrência de complicações após uma queda em sua residência.

Andrade, natural de Belém, PA, ingressou no IPEN em 16 de agosto de 1972, após concluir o curso de Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1971. Finalizou seu Mestrado em Física da Matéria Condensada pela USP em 1977 e obteve o título de Doutor em Engenharia de Materiais pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT) em 1982.

Atuou como pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CECTM) que gerenciou em gestões passadas.

Eliana Navarro dos Santos Muccillo, gerente do CECTM, destaca que Andrade estava trabalhando ativamente em projetos de pesquisa, muitos relacionados ao empreendimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), a ser construído em Iperó, região de Sorocaba, SP. Relembrou também sua contribuição nas atividades acadêmicas como professor de graduação e pós-graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP.

A pesquisadora Sonia Regina H. Mello Castanho, do CECTM, em depoimento emocionado, comenta que Andrade era um "profissional exemplar e colaborador sempre disposto a nos ensinar e esclarecer os ‘intrincados caminhos da resistência dos materiais’. Bons momentos de grande aprendizado e disfrute da boa amizade que ficarão para sempre em nossa memória e em nosso coração”.

Exéquias a Arnaldo Homobono Paes de Andrade

A família realizará uma cerimônia no Serviço Funerário Pacaembu, Avenida Pacaembu, 1254, das 13h30 às 16h30. Após, a família seguirá para o Cemitério da Lapa onde será realizado o sepultamento.

Missa de Sétimo Dia
11 de janeiro de 2022, terça-feira, às 18h30
Capela Santa Luzia (no antigo Colégio Santa Luzia, entre a Teodoro Sampaio e a Artur de Azevedo)
Rua Cônego Eugênio Leite, nº 825, Pinheiros/SP

Eventos