Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Gestão do RMB promove plantio de árvores na área e visita ao Centro de Informações

Pesquisadores, engenheiros e demais representantes de instituições parceiras participaram de evento onde será construído o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) no dia 15/12

O plantio de árvores nativas e uma visita ao Centro de Informações Espaço Dr. Afonso Rodrigues de Aquino marcaram evento organizado pelo coordenador técnico do RMB, José Augusto Perrotta.

Aproximadamente 150 pesquisadores, engenheiros e técnicos do IPEN-CNEN, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e da Amazul se deslocaram em caravana de São Paulo a Iperó, a cerca de 110km da capital paulista, na manhã de 15 de dezembro, para participar do plantio de árvores nativas e de uma visita às instalações do futuro Centro de Informações sobre o RMB.

O espaço, com exposição permanente sobre o histórico do empreendimento, informações técnicas sobre o RMB e suas aplicações científicas e sociais, recebe o nome do químico Afonso Rodrigues de Aquino, pesquisador colaborador do Instituto e docente do curso de Pós-Graduação do IPEN-USP. Aquino, que faleceu em 12 de julho de 2021, participou ativamente das atividades de divulgação do RMB, em audiências públicas, na concepção do novo espaço para visitantes e na produção de material informativo sobre o empreendimento.

Emocionado, Perrotta relembrou as ações de Aquino, que também exerceu a coordenação da área de Comunicação do IPEN-CNEN até 2016. O Espaço para visitantes dedica algumas salas a informações sobre a produção de radiofármacos no Brasil e seus usos em Medicina Nuclear para o diagnóstico e terapia. Perrotta também agradeceu diversos parceiros do empreendimento, dentre eles, a Fundação Pátria.

O RMB tem como um de seus objetivos tornar o País autossuficiente na produção de matéria prima para radiofármacos gerados em reatores. Há também salas que exibem infográficos sobre as instalações do RMB, seu funcionamento e demais aplicações. O Centro pretende ser um espaço de divulgação científica e de informações sobre o RMB.

O plantio de árvores ocorreu a cerca de um quilômetro do Centro de Informações e o local receberá o nome de "Bosque dos Pioneiros”, uma homenagem aos profissionais que vêm se dedicando ao projeto desde seu início, em 2008. Cada árvore nativa plantada, jequitibás, paus ferro, ipês, paineiras entre outras espécies, poderá ter seu desenvolvimento acompanhado pelos participantes do evento.

A gerente do Centro do Combustível Nuclear (CECON) Elita Fontenele Urano de Carvalho participa do projeto do RMB desde o início e comenta que a ação fortalece as iniciativas de preservação do meio ambiente. "O RMB organizando uma teia de plantio de árvores nativas soma forças para preservar o meio ambiente", conclui. 

Galeria de Imagens