Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Nota de Falecimento – Dr. Afonso Rodrigues de Aquino

É com incomensurável pesar que o IPEN informa a passagem do Dr. Afonso Rodrigues de Aquino, pesquisador colaborador e docente do curso de Pós-Graduação do IPEN-USP, em 12 de julho de 2021

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1976, Rodrigues ingressou no IPEN para atuar em pesquisas relacionadas ao Ciclo do Combustível Nuclear em 01/12/1977. Em 1988, obtém o título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP. O título de Doutor em Ciências Químicas obtém em 1996 pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), onde desenvolve seu Pós-Doutorado em Química dos Complexos de Urânio, em 2000. A partir de então, direciona sua atuação e conhecimento para a área de Comunicação especializando-se em Teoria e Prática da Divulgação Científica pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Aposentou-se em 19/09/2019.

Seu inegável talento para a Comunicação, aliado ao profundo conhecimento científico o tornaram referência na área de divulgação da ciência. Foi assessor do Centro de Ensino e gestor da área de Comunicação Institucional por anos. Como docente, orientou mais de 40 alunos na Pós-Graduação do IPEN-USP. Suas áreas de atuação se concentravam em gestão ambiental, comunicação, educação, energia nuclear, química inorgânica e divulgação científica. Autor de livros sobre gestão ambiental, análise de sistemas, gestão e empreendedorismo e escotismo, uma de suas paixões.

A alegria de viver, o entusiasmo, a personalidade conciliatória e a generosidade em transmitir seu conhecimento eram suas características marcantes e o tornaram extremamente querido por todos.

Seu filho, Fernando Aquino, em mensagem, confirma a personalidade ímpar que tornou o Prof. Afonso admirado por todos: o dom de trazer leveza aos momentos mais desafiadores e adversos.

"Depois de muitos anos de luta contra o câncer, ele agora descansa e se junta a seu pai e mãe, de quem sentia muitas saudades. Ele foi um guerreiro até o fim, lutou pela vida. Não se entregou em momento algum, sempre positivo, encarou tudo de forma suave. Já internado, tirava risadas das enfermeiras e com dois dias de hospital já era querido de todos. Ensinou-nos até o último momento. E isso quero compartilhar com vocês: independente da sua dor, da sua frustração, da sua raiva, não desconte em quem está próxima , em quem te ama e não tem culpa de nada. Ele não gostava de brigas, buscava sempre a harmonia. (...) Meu pai se orgulhava de ser professor, assim como seu amado pai foi. E partiu nos ensinando: viva a vida, ame a vida e curta a simplicidade dela. (...) Agora, nosso amado pai vive em nós, em nossos pensamentos, corações e atitudes. Um dia nos reencontraremos. Até lá, sigam com seus ensinamentos e façam desse mundo um lugar melhor.”

Velório e sepultamento

O Velório do Dr. Aquino será no Cemitério de Congonhas, às 15h e o sepultamento se dará às 16h. Endereço:R. Min. Álvaro de Sousa Lima, 101 - Vila Sofia, São Paulo

Afonso Aquino e alunos de pós-graduação do IPEN-USP durante edição do IPEN de Portas Abertas em 2016. (Foto: E.R. Paiva)


Eventos