Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Uma década sem Alcídio Abrão

O químico Alcídio Abrão (18/08/1925 – 03/03/2011) iniciou sua trajetória no IPEN em 1957, no grupo de Radioquímica mas sua contribuição mais marcante foi na área do Ciclo do Combustível Nuclear.

No IPEN, gerenciou o Centro de Engenharia Química, atual Centro de Química e Meio Ambiente, desde sua criação em 1965 até 1985, quando assumiu a Diretoria de Materiais do Instituto até 1991. 

Durante sua gestão, o IPEN contribuiu de forma destacada no desenvolvimento de tecnologias essenciais à conquista do Ciclo do Combustível Nuclear, como a da obtenção do hexafluoreto de urânio. Continuou atuante na pesquisa desenvolvendo projetos na área de células a combustível e hidrogênio até 2010. 

Foi um dos grandes incentivadores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN/USP que completa em 2021, 45 anos de existência.

Passados dez anos de seu falecimento, o legado de Alcídio Abrão permanece presente na atuação de gerações de pesquisadores orientados por ele ou influenciados por seu exemplo profissional e humano.

Eventos