Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Novas energias: IPEN/CNEN e UFABC promovem workshop aberto a estudantes de todos os níveis

O 4th CINE-M2P Workshop vai oferecer dois minicursos ministrados por pesquisadores de grande experiência e reconhecimento internacional

O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) – Metano a Produtos (M2P) "Rota Sustentável para a Conversão de Metano com Tecnologias Químicas Avançadas ” realiza, nos dias 1, 2 e 3 de março, o 4thCINE-M2P Workshop, modalidade on-line. O evento deste ano foi totalmente desenhado pensando em ampla participação de estudantes de todos os níveis, com a oferta de dois minicursos ministrados por pesquisadores de grande experiência e reconhecimento internacional.

Lançado em 2018, o CINE congrega pesquisadores do IPEN/CNEN e das universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP), com apoio da FAPESP e Shell Brasil. Tem como missão produzir conhecimento na fronteira da ciência e, paralelamente, transferir tecnologia para o setor empresarial. As pesquisas poderão gerar resultados que serão usados pela Shell para gerarstartupsou firmar parcerias com outras empresas. A divisão M2P é executada pelo IPEN/CNEN e a Universidade Federal do ABC, com parceiros internacionais.

Highlights – Divididos em duas aulas expositivas de uma hora cada, nos dias 1 e 2 de março, os cursos serão uma oportunidade ímpar para que os alunos interessados na área de novas energias possam entrar em contato com conceitos que fundamentam parte importante da pesquisa desenvolvida no CINE. O professor Fernando Marques, da Universidade de Aveiro (Portugal), vai ministrar o módulo "Electrochemical Membranes: examples and challenges” (Membranas eletroquímicas: exemplos e desafios, em tradução livre).

Jeffrey T. Miller, do Departamento de Engenharia Química da Purdue University (USA), dividiu seu módulo em dois subtemas: no primeiro dia, abordará "Introduction to X-ray Absorption Spectroscopy for Nano-material and Catalyst Characterization” (Introdução à espectroscopia de absorção de raios-X para caracterização de nanomateriais e catalisadores). No segundo dia, o tema será "Identification of the Surface Structure in Intermetallic Alloy Catalysts” (Identificação da estrutura da superfície em catalisadores de liga intermetálica).

"São dois grandes nomes da pesquisa na área, que são colaboradores do nosso Centro. Eles gentilmente aceitaram compartilhar seus conhecimentos conosco e se dispuseram a oferecer minicursos de temas superimportantes e atuais em eletroquímica e com a utilização do Sirius na investigação de reações com técnicas síncrotron in operando”, ressaltou Fábio Coral Fonseca, pesquisador do IPEN/CNEN, chair do Workshop, referindo-se ao Projeto Sirius, nova fonte de luz sincrotron brasileira, a maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa, atualmente, no País.

Fonseca gerencia o Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO) do Instituto e é PI – pesquisador principal do projeto, do inglêsprincipal investigator. Ele destaca, além dos minicursos, os palestrantes convidados. Entre eles está o brasileiro Fabio H. Ribeiro, diretor do Center for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources (CISTAR), da National Science Foundation (SFN), uma espécie de "primo-irmão” do CINE, segundo Fonseca. "Ele vai falar sobre esse Centro. Temos um projeto de colaboração no âmbito da Fapesp e SFN”, disse.

A diretora do CINE na UNICAMP, Ana Flavia Nogueira, vai proferir a palestra "In situ experiments using Synchrotron radiation: an experience with halide perovskites” ("Experimentos in situ usando radiação síncrotron: uma experiência com perovskitas halogenadas”). O professor Adam Duong, da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá), abordará o tema "Advanced Materials For Hydrogen Production and Carbon Dioxide Capture” ("Materiais avançados para produção de hidrogênio e captura de dióxido de carbono”).

"O professor Duong recebeu nosso aluno de doutorado, em Québec. É uma referência científica, assim como os demais palestrantes e convidados. Ou seja, estamos organizando um evento com pesquisadores de reconhecidaexpertise, e é um evento aberto a quem quiser participar, com temas de interesse da comunidade envolvida com novas energias, materiais, catálise eletroquímica, abordados no nosso Centro”, concluiu Fonseca.

O Comitê Organizador é composto por pesquisadores do IPEN/CNEN e da UFABC, que integram a divisão M2P do CINE. São eles: Almir de Oliveira Neto e Miguel Luiz Miotto Negro (IPEN/CNEN), e André Santarosa Ferlauto e Daniel Zanetti de Florio (UFABC). A programação completa, informações e inscrição de participantes podem ser feitasaquiaté dia 25/02.

Eventos