Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Estudantes do IPEN ligados à OSA&SPIE promovem webinar para comemorar os 60 anos de invenção do laser

Serão abordados os primórdios da pesquisa com laser no Brasil, e também apresentar o cenário atual de aplicação de lasers na ciência e na indústria

Em comemoração aos 60 anos da invenção do laser, estudantes de Pós-Graduação do IPEN, ligados à The Optical Society (OSA) e The International Society For Optics and Photonics (SPIE), promovem, nesta sexta-feira, 16, a partir das 17h30, o webinar "60 anos do Laser: Aplicações e Perspectivas", com transmissões ao vivo pelo Canal OSA&SPIE Student Charpter São Paulo, no YouTube,neste link.

O intuito geral é falar sobre os 60 anos da invenção do laser, abordando os primórdios da pesquisa com laser no Brasil, e também apresentar o cenário atual de aplicação de lasers na ciência e na indústria. O evento é destinado a pesquisadores, pós-graduandos e demais interessados, que podem se inscreveraqui.

Os palestrantes e respectivos temas, ordem das apresentações, são: Nilson Vieira Dias Júnior (tema "Laser no Brasil: trajetória e perspectivas”); Marcus Raele ("Lasers e aplicações nucleares”), Milton Sérgio Fernandes de Lima ("Lasers na indústria”), Denise Maria Zezell ("Lasers: caracterizaçãoo de tecidos biológicos e diagnósticos de doenças”), Martha Simões Ribeiro ("Lasers nas áreas de saúde”), Luciano Bachmann ("Diagnóstico óptico”) e Eduardo Landulfo ("Lasers e aplicações ambientais”).

À exceção de Milton Sérgio Fernandes de Lima e Luciano Bachmann, respectivamente do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) de São José dos Campos e da USP de Ribeirão Preto, os demais palestrantes são pesquisadores do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/CNEN. Após as apresentações, haverá uma sessão de perguntas.

"Em tempos de pandemia, esse movimento do OSA&SPIE é um alento, porque demonstra que os estudantes estão organizados, antenados e conscientes de que o trabalho precisa continuar, e as datas importantes devem ser lembradas para promover ações importantes como esse webinar. Vale ressaltar que foi uma inciativa própria, é um grupo que conversa muito, é proativo. Eu sou um dos supervisores e ajudo com algumas diretrizes, mas a ideia do webinar partiu deles, e isso é muito significativo”, declarou Eduardo Landulfo.


Eventos