Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Intranet > Home > Notícias e Comunicados > Agenda IPEN

Dia do Arqueólogo - 26 de julho de 2021

As pesquisas arqueológicas se utilizam de diversas técnicas físico-químicas para analisar amostras arqueológicas. O IPEN realizou, até os anos 1970, análises por datação por Carbono-14 . Nos anos 1960, Prof. Shigueo Watanabe, professor do Instituto de Física da USP e pesquisador Emérito do IPEN em 2008, introduziu o método de datação por termoluminescência no País.

Nos anos 1980, iniciaram-se pesquisas com o Dr. Reynaldo Pugliesi com tomografia utilizando nêutrons gerados no núcleo do Reator IEA-R1, localizado no IPEN. A técnica desenvolvida nos anos posteriores permite análise em tempo real de diversas amostras.

Em 1997, foi criado no IPEN o grupo de Estudos Arqueométricos coordenado pelo Dr. Casimiro Munita e com pesquisadores da área de Radioquímica do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) . O objetivo do grupo é divulgar técnicas nucleares para caracterização de materiais arqueológicos como cerâmicas pré-cabralinas. Várias parcerias foram formadas deste então com instituições nacionais e trabalhos acadêmicos foram premiados.

Para preservação de acervos e patrimônio cultural utiliza-se técnicas com radiação ionizante no Irradiador Multipropósito do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) do IPEN.

Eventos