Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Ensino > Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde > Docentes

Emerson Soares Bernardes, Prof. Dr.

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998); Mestrado e Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004), com Doutorado Sanduíche pela Universidade da Califórnia - EUA; e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2004 a 2008).

Currículo Lattes


Projetos e Linhas de Pesquisa


Projeto de Pesquisa:
Novas aplicações do radiofármaco Ubiquicidina21-49 no diagnóstico por imagem SPECT/PET/CT de doenças negligenciadas.

Linha de Pesquisa:
Radiofármacos para aplicação em diagnóstico e terapia em Medicina Nuclear.

Responsável? Sim.

Descrição:
O projeto tem como objetivo expandir o uso da UBI29-41 para o diagnóstico por imagem de doenças negligenciadas e de grande relevância no contexto nacional. A análise não invasiva de todo o corpo com a tecnologia de imagem por SPECT/PET/CT específica para patógenos pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, identificando rapidamente uma fonte de infecção e monitorando a resposta ao tratamento. Dessa forma, este projeto visa implementar uma tecnologia que não existe clinicamente no Brasil.


Projeto de Pesquisa:
Desenvolvimento e Produção de Radiofármacos Emissores de Pósitrons com Aplicações Diagnósticas em Oncologia.

Linha de Pesquisa:
Radiofármacos para aplicação em diagnóstico e terapia em Medicina Nuclear.

Responsável? Sim.

Descrição:
O projeto visa o estabelecimento de uma linha de pesquisa voltada ao desenvolvimento e produção de novos radiofármacos marcados com 18F para uso em Tomografia por Emissão de Pósitron (PET), com potencial aplicação no diagnóstico molecular por imagem em oncologia. Com esse objetivo, as novas moléculas propostas permitirão: (1) detectar tumores que apresentam aumento da expressão de receptores de Angiotensina II; (2) detectar e calcular a extensão de áreas de hipóxia no microambiente tumoral e; (3) analisar o padrão de glicosilação associado com progressão tumoral in vivo.


Projeto de Pesquisa:
Cultivo tridimensional in vitro de modelos de tumores prostáticos humanos.

Linha de Pesquisa:
Radiofármacos para aplicação em diagnóstico e terapia em Medicina Nuclear.

Responsável? Não.

Descrição:
Dadas as vantagens dos modelos tridimensionais, o estudo visa a produção de estruturas tridimensionais de células de tumores prostáticos humanos (LnCap e PC3) a partir de levitação magnética. O material será utilizado para a realização de ensaios de ligação competitiva de radiofármacos.

Eventos