Laboratório de Radiometria Ambiental
Laboratório de Radiometria Ambiental
O Laboratório de Radiometria Ambiental (LRA) tem por atribuições coordenar e realizar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção tecnológica, de ensino e treinamento e de gestão, na área de radiometria ambiental.
As atividades de pesquisa no LRA agrupam-se nos seguintes temas:
- Avaliação de impacto radiológico ambiental
- Caracterização de materiais NORM e avaliação radiológica decorrente de sua utilização
- Radioecologia
Os pesquisadores do LRA ministram disciplinas no âmbito do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), na área de Tecnologia Nuclear - Aplicações (TNA).
O LRA é responsável pelo planejamento e execução do Programa de Monitoração Radiológica Ambiental (PMRA) institucional, que inclui a avaliação preventiva, com o cálculo de dose do indivíduo do público, e a avaliação confirmatória, a partir da coleta e análise de amostras ambientais na área de influência do IPEN.
HistóricoOs laboratórios da Radiometria Ambiental foram sendo implantados já a partir dos anos 1980. Ao longo do tempo, foram implantadas diversas técnicas analíticas para a determinação do conteúdo de radioatividade em amostras, para diversas finalidades.
A área de Radiometria Ambiental constituiu-se como Laboratório do Centro de Metrologia das Radiações em 2016.
Ensaios para determinação de radioatividadeO corpo técnico do LRA é capacitado para a realização de diversos ensaios para a determinação do conteúdo de radioatividade em amostras. As técnicas analíticas empregadas contemplam a determinação de:
- radionuclídeos por espectrometria alfa e gama
- atividade alfa e beta total por detectores proporcionais de fluxo gasoso
- radionuclídeos por cintilação líquida
- urânio e tório por análise por ativação com nêutrons e espectrofotometria
- radônio por detectores de traços nucleares de estado sólido
Prestação de serviços
O LRA oferece rotineiramente os seguintes ensaios:
• Determinação de radionuclídeos por espectrometria gama
• Determinação de urânio e tório
Validação dos ensaios
O LRA opera de acordo com o sistema de gestão NBR ISO/IEC 17.025:2005 e tem seus ensaios validados por meio da participação em atividades de proficiência e intercomparação e uso regular de materiais de referência certificados.
O LRA participa desde 1997 do Programa Nacional de Intercomparação (PNI) coordenado pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A avaliação da participação do LRA no PNI/IRD/CNEN no ensaio de determinação de radionuclídeos por espectrometria gama, por meio do gráfico temporal dos desvios que abrange um período de 10 anos, pode ser visualizada aqui.