Portal do Governo Brasileiro

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Gerência de Radiometria Ambiental


A Gerência de Radiometria Ambiental (GRA) tem por atribuições coordenar e realizar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção tecnológica, de ensino e treinamento e de gestão, na área de radiometria ambiental.

As atividades de pesquisa na GRA agrupam-se nos seguintes temas:

• Avaliação de impacto radiológico ambiental
• Caracterização de materiais NORM e avaliação radiológica decorrente de sua utilização
• Radioecologia

Os pesquisadores da GRA ministram disciplinas no âmbito do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), na área de Tecnologia Nuclear - Aplicações (TNA).

A GRA é responsável pelo planejamento e execução do Programa de Monitoração Radiológica Ambiental (PMRA) institucional, que inclui a avaliação preventiva, com o cálculo de dose do indivíduo do público, e a avaliação confirmatória, a partir da coleta e análise de amostras ambientais na área de influência do IPEN.

Histórico


Os laboratórios da Radiometria Ambiental foram sendo implantados já a partir dos anos 1980. Ao longo do tempo, foram implantadas diversas técnicas analíticas para a determinação do conteúdo de radioatividade em amostras, para diversas finalidades.

A área de Radiometria Ambiental constituiu-se como Gerência no ano de 2014, integrando a Diretoria de Segurança, que é formada atualmente pelas Gerências de Rejeitos Radioativos, Radioproteção, Radiometria Ambiental e Metrologia das Radiações.

Ensaios para determinação de radioatividade


O corpo técnico da GRA é capacitado para a realização de diversos ensaios para a determinação do conteúdo de radioatividade em amostras. As técnicas analíticas empregadas contemplam a determinação de:

• radionuclídeos por espectrometria alfa e gama
• atividade alfa e beta total por detectores proporcionais de fluxo gasoso
• radionuclídeos por cintilação líquida
• urânio e tório por análise por ativação com nêutrons e espectrofotometria
• radônio por detectores de traços nucleares de estado sólido.

O Laboratório de Radiometria Ambiental (LRA) da GRA executa atividades de prestação de serviços e de validação dos ensaios oferecidos.