Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 

Irradiador Multipropósito

O Irradiador Multipropósito, instalado no prédio do CTR, foi idealizado para o desenvolvimento de novas aplicações utilizando a radiação ionizante gerada por fontes de 60Co. Além de dar auxilio às instalações comerciais e industriais existentes na implementação de processos já consolidados, pela versatilidade planejada durante o seu projeto básico, é possível também realizar pesquisas inovadoras.

Totalmente desenvolvido e implantado pela equipe técnica do CTR, o Irradiador Multipropósito tem características próprias como possibilidade operação em modo contínuo de carga com sistema de carregamento sem necessidade de labirinto de carga/descarga de produtos e também poder processar lotes carregados individualmente, ter dimensões relativamente compactas para  um irradiador deste porte (capacidade para 1.000.000 de Curies de 60Co com piscina para recolhimento das fontes radioativas).

A implantação do projeto teve suporte da CNEN e da FAPESP, e viabiliza o acesso de inúmeras pesquisas sobre as aplicações nas quais o processo de irradiação com a energia oriunda de grandes quantidades de 60Co é necessário.

O Irradiador Multipropósito é prioritariamente, utilizado para as necessidades das várias áreas de atuação do ipen, como a esterilização dos recipientes usados para transporte e uso de radiofármacos, esterilização de rações e outros insumos do biotério da radiobiologia e irradiações de suporte às pesquisas desenvolvidas no ipen e nas instituições parceiras.   

A instalação também promove aplicações pioneiras no Brasil, como a desinfestação e a contenção da proliferação de microrganismos em bens culturais e obras de arte por meio da radiação ionizante do 60Co. Dependendo da dose de radiação aplicada, o material pode impedir a reprodução, garantindo a erradicação ao fim de um ciclo de vida, ou esterilizar imediatamente o produto com uma dose maior, se os possíveis efeitos colaterais desta dose não forem deletéreos ao material original.

Os efeitos colaterais das doses de radiação, como possíveis alterações nas tintas, colas e fibras de um livro antigo, são estudados e contrapostos com os benefícios obtidos, caso da erradicação de insetos em qualquer das suas fases de crescimento ou do bloqueio na proliferação de mofos, fungos ou bactérias e até sua esterilização para permitir o manuseio seguro de obras centenárias pelos restauradores.

O mesmo se aplica na irradiação de alimentos, onde doses relativamente pequenas podem erradicar a proliferação de insetos, doses médias podem bloquear a proliferação de microrganismos e doses maiores podem até esterilizar o alimento, neste caso para preservação por períodos muito longos sem refrigeração ou para alimentação de pessoas com imunidade reduzida. 
Para cada benefício desejado, decide-se a dose mínima e a dose máxima aplicável ao produto e a viabilidade de aplicação no irradiador 

 

Eventos