Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Associação de energia global premia cientista brasileira no Fórum ATOMEXPO na Rússia, com a presença do ex-ministro Bento Albuquerque

Fonte: Petronotícias

Isolda Costa, Diretora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) do Brasil, foi homenageada ao receber o Diploma Honorário da Associação Global de Energia. A cerimônia ocorreu no 13º Fórum Internacional ATOMEXPO 2024, que está acontecendo em São Petersburgo, na Rússia. O Diploma foi concedido por Sergey Brilev, Presidente da Associação. "Este prêmio não é apenas meu, mas também da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil (CNEN) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), onde trabalhei por 42 anos. Estou orgulhosa das conquistas no campo da medicina nuclear que alcançamos em cooperação com a Rússia, a Rosatom e a associação inter-regional Isótopo, CNEN e IPEN que fornecem radiotraçadores para mais de 430 hospitais e clínicas no Brasil, atendendo a 85% das necessidades nacionais. Nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas, e realmente a cumprimos", disse Isolda Costa.

Sergey Brilev disse que "Também gostaríamos de expressar nossa gratidão a ela por participar do projeto especial da Associação que aborda a evolução da energia nuclear na América do Sul. Graças à Dra. Costa, conseguimos organizar filmagens no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), bem como no primeiro reator de pesquisa do Brasil. Outros projetos que destacamos durante este período são o novo sistema de detecção de vibrações na Argentina e o projeto de medicina nuclear realizado pela Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN) com a participação de cientistas bolivianos, argentinos e russos. O coração deste projeto são as filmagens no Brasil, e somos muito gratos a Isolda por torná-las possíveis".

Quem também está participando de várias conversações e analisando as novidades apresentadas pela Rosatom durante a realização do evento, é o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele também esteve em Bruxelas, na Bélgica, onde participou do Nuclear Energy Summit, organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com o Presidente da Abdan, Celso Cunha. Eles aproveitaram para acertar os detalhes da vinda do Diretor Geral da Agência de Energia Atômica, Rafael Grossi, e do Diretor da Agência Internacional de Energia, Faith Birol, no próximo mês para participarem do evento brasileiro Nuclear Summit, organizado pela ABDAN, com apoio de várias empresas patrocinadoras. Será o mais importante evento nuclear da América Latina e será realizado no próximo mês, no Rio de Janeiro. Grossi e Birol aproveitarão a presença no Brasil para fazer uma visita ao Congresso Nacional.

Eventos