Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

UFC e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) firmam acordo; ciência de materiais e divulgação científica são foco

Fonte: Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC) oficializou, por meio da assinatura de um acordo ocorrida nesta sexta-feira (23), cooperação técnica com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Na ocasião, a vice-reitora no exercício da Reitoria, Profª Diana Azevedo, recebeu a coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN, Profª Isolda Costa, e Jesualdo Luiz Rossi, professor titular do IPEN e gerente-adjunto do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CECTM) da instituição paulista.

O acordo tem como objetivo principal o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e a divulgação das respectivas áreas de atuação das duas instituições na sociedade. O documento prevê parceria nas áreas de materiais (especificamente corrosão) e divulgação científica, com potencial de estender-se a temas como saúde, meio ambiente, energias renováveis, energia nuclear e indústria. Outra meta é a promoção conjunta de eventos relacionados às áreas da cooperação, intercâmbios de docentes dos programas de pós-graduação do IPEN/CNEN e da UFC, bem como a realização de estágios em ambas as instituições por alunos, pesquisadores e colaboradores.

Em um momento inicial do encontro, a Profª Isolda detalhou a infraestrutura, as linhas de pesquisa e os serviços prestados à sociedade e ao setor produtivo pelo IPEN, que conta com dois dos quatro reatores nucleares em atividade no País e fornece insumos para diversos procedimentos de diagnóstico médico, como os exames de cintilografia feitos no Sistema Único de Saúde (SUS).

"Nós temos no IPEN várias áreas de pesquisa que se coadunam com aquelas realizadas na UFC. São exemplos os trabalhos em energias renováveis, combustíveis e hidrogênio, que são temas onde a UFC tem expertise. Firmando esse acordo, acreditamos que a aproximação será muito maior. Poderemos trazer mais professores e pós-graduandos para se juntarem a esse trabalho de colaboração, além de juntar forças para divulgar as pesquisas de diversas áreas, dentro e fora das instituições”, explicou a coordenadora.

De acordo com Isolda, tanto o IPEN/CNEN quanto a UFC possuem infraestruturas muito boas, que se somarão na produção de pesquisas de alta qualidade. "Isso elevará a possibilidade de divulgação de resultados em revistas de alto fator de impacto no País e no mundo. Esse trabalho em rede será capilarizado muito mais rapidamente. É o começo de um novo caminho, com muito crescimento e atração de pesquisadores”, vislumbrou a representante do IPEN/CNEN.

A vice-reitora Diana Azevedo explanou aos presentes sobre a distribuição geográfica da UFC, seu processo de expansão, os recursos laboratoriais disponíveis e conceituados programas de pós-graduação, especialmente os de nota 6 e 7. Ela expressou sua satisfação com o acordo, ressaltando sua significância para a UFC: "Comemoramos este acordo como uma das conquistas em celebração aos 70 anos de nossa instituição. Representa uma oportunidade para estabelecer uma conexão formal entre a UFC e o IPEN, um instituto de grande importância para o Brasil. A cooperação abrange não apenas a área de materiais, mas também se estende à educação, contribuindo para a alfabetização científica da população sobre questões relacionadas às energias nucleares”, afirmou, enfatizando um resultado significativo dessa colaboração que será concretizado ainda este ano, que é a organização conjunta do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat), evento de envergadura nacional a ser realizado em novembro em Fortaleza.

Os próximos desdobramentos da parceria serão um levantamento, a ser feito na UFC e no IPEN, para identificar pesquisadores interessados em integrar as atividades previstas no acordo, ampliando as possibilidades de colaboração e pesquisa, além da organização conjunta do 25º CBECiMat, em cuja comissão organizadora estão os professores Jesualdo Rossi, Walney Araújo e Igor Vasconcelos, os dois últimos do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC.

Participaram da reunião os pesquisadores Igor Frota Vasconcelos, Walney Silva Araújo e Elineudo Pinho de Moura (DEMM-UFC); a assessora de Meio Ambiente do Gabinete do Reitor, Profª Aliny Abreu; o assessor especial do Gabinete da Reitoria, Prof. Ciro Nogueira Filho; e o coordenador de Articulação Política Institucional do Gabinete da Reitoria, Daniel Fonsêca.

Eventos