Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

BNDES apresenta linha de financiamento para soluções tecnológicas

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IPEN está prospectando, no âmbito de suas pesquisas, soluções tecnológicas que possam despertar o interesse de empresas, com possibilidade de financiamento por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para explicar essa modalidade de fomento, uma equipe da Área de Operações Indiretas (AOI) do BNDES esteve no IPEN nesta quarta-feira, 22, debatendo com pesquisadores os critérios e o que caracteriza a modalidade Soluções Tecnológicas.

O BNDES classifica como solução tecnológica "a aplicação de uma tecnologia orientada a satisfazer as necessidades de criação/modificação/melhoria de produto ou processo produtivo”, disponível para aplicação imediata e que envolva em algum nível de adequação às características do produto ou processo da empresa compradora, que, por sua vez, deve ser capaz de operar a tecnologia que lhe foi fornecida, tendo autonomia sobre a fabricação do seu produto ou a operacionalização de seu processo de produção.

"A nossa lógica operacional é viabilizar financiamento para empresas interessadas em adquirir soluções tecnológicas de instituições que ofereçam essas soluções ao mercado. Para isso, é preciso que a instituição fornecedora se credencie junto ao BNDES, apresentando pelo menos uma solução tecnológica disponível. Depois de credenciada, ela será exposta em nosso Portal. Na outra ponta da operação, tem a empresa interessada em comprar o produto ou processo. Há uma negociação entre eles, na qual o BNDES não se envolve”, explicou Raphael Azeredo.

É a partir do acordo firmado entre instituição fornecedora e empresa compradora da solução tecnológica que se inicia a operação de financiamento, por intermédio de um agente financeiro. Moret ressalta que o BNDES financia a empresa compradora, a quem cabe a responsabilidade pela dívida, porém os recursos são repassados diretamente do agente financeiro ao fornecedor. "É importante deixar claro que para fornecer solução tecnológica através do BNDES, é preciso focar no credenciamento”, acrescentou Luciana Moore Surliuga.

Obedecer ao conceito de "Solução Tecnológica”, possuir inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), disponibilizar os currículos do corpo técnico especializado, indicar o Coordenador Técnico Responsável pela solução, atender ao critério de nacionalização, além do preenchimento de formulários e envio de documentos são alguns dos critérios para credenciamento da instituição que pretende "vender” seus produtos ou processos.

O BNDES desenvolveu um modelo que mensura a capacidade de uma solução tecnológica ser fornecida com êxito, o ANTEnA. Basicamente, são avaliados a capacidade do fornecedor (se a instituição possui histórico como fornecedor de soluções tecnológicas e infraestrutura), a competência da equipe (se é "altamente qualificada”), a complexidade técnica (se a solução exigirá conhecimentos de diversas áreas distintas) e a prontidão tecnológica e comercial (se a solução já foi comercializada e já teve sua validade atestada em ambientes operacionais).

Experiência positiva

Esta foi a primeira vez que a equipe do AOI/BNDES apresenta esse produto a potenciais fornecedores. Além de pesquisadores do IPEN, participaram também coordenadores de NITs de outras instituições de ensino e pesquisa. "Os NITs vão ser estratégicos porque serão os responsáveis por enviar os pedidos de credenciamento no BNDES”, salientou Luciana. A inciativa partiu do coordenador do NIT/IPEN, Anderson Zanardi de Freitas, que ficou bastante satisfeito: "Depois da apresentação, vários pesquisadores procuraram a equipe para dirimir suas dúvidas. Considero a experiência muito positiva”, disse.

Para o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) do IPEN, Marcelo Linardi, o passo, agora, é identificar potenciais soluções tecnológicas no âmbito dos Centros de Pesquisa para oferecer ao mercado. "Nós já estamos habilitados para credenciamento, estamos na fase de prospecção dos potenciais processos ou produtos para o mercado, no âmbito desse programa da BNDES. Estou muito satisfeito com essa oportunidade”, concluiu.

Os pesquisadores interessados em oferecer soluções tecnológicas nessa modalidade de fomento devem procurar o NIT. Para mais informações, basta acessar o link www.bndes.gov.br/solucoestecnologias


Eventos