Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Caracterização de combustíveis nucleares e intercâmbio no INL são tema de palestra por pesquisador do IPEN-CNEN

A apresentação acontece em 12 de abril, sexta-feira, às 10h, no auditório “Prof. Rui Ribeiro Franco” (sala143), no Prédio de Ensino do IPEN, com transmissão online

O químico Rafael Henrique Lazzri Garcia, do Centro do Combustível Nuclear (CECON) do IPEN, participou de intercâmbio no Idaho National Laboratory (INL), nos Estados Unidos, durante o ano de 2023, para desenvolvimento de seu trabalho de pós-doutorado na área de caracterização de combustíveis irradiados à base de siliceto de urânio.

O resultado de sua pesquisa e as experiências pessoais e profissionais, principalmente relacionadas às diferenças de cultura de trabalho serão apresentados em palestra a se realizar no próximo dia 12 de abril, sexta-feira, a partir das 10h, no auditório "Prof. Rui Ribeiro Franco” (sala 143), 1º andar do prédio de Ensino do IPEN.

O INL é um dos laboratórios nacionais do Departamento de Energia dos Estados Unidos, localizado em Idaho. O INL é um centro de pesquisa e desenvolvimento de energia nuclear, segurança nacional, ciência e meio ambiente. Com mais de 70 anos de existência e 52 reatores de pesquisa construídos, o INL desempenha papel fundamental no avanço da tecnologia nuclear e na busca por soluções energéticas mais seguras e sustentáveis.

Rafael é formado em Química e realizou iniciação científica no IPEN e no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Obteve o grau de Mestre estudando células a combustível SOFC e o defendeu seu doutorado na área de caracterização de combustíveis nucleares, ambos pelo Programa de Pós-Graduação do IPEN-USP. Seu interesse pela área nuclear o levou a viagens a Hiroshima, Chernobyl, Moscou e, mais recentemente, ao primeiro reator nuclear a gerar energia elétrica, em Idaho. É pesquisador do CECON desde 2010, responsável pelos laboratórios de fluorescência e difração de raios X. Atualmente, coordena um projeto de cooperação técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) relacionado ao tratamento de efluentes do CECON.

A palestra terá transmissão online via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) pelo link:

https://conferenciaweb.rnp.br/sala/conferencia-web-ipen-ensino

Eventos