Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

IPEN/CNEN estuda parceria com Insper (SP) para fomentar o desenvolvimento tecnológico e a aplicação de pesquisas

Dois projetos de pesquisas do Centro de Laser e Aplicações chamaram a atenção pelo potencial tecnológico e interesse social durante a visita.

Professores do Insper, instituição de nível superior e pesquisas sediada em São Paulo, estiveram nesta terça-feira, 26, visitando as Instalações do IPEN/CNEN para conhecer as pesquisas com potencial de inovação e transferência tecnológica. A visita começou pelo Centro de Lasers e Aplicações (CELAP), onde o grupo foi recebido pelos pesquisadores Niklaus Wetter e Wagner de Rossi, respectivamente coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino e gerente do Centro.

Antes, os visitantes se reuniram com a diretora-superintendente do IPEN/CNEN, Isolda Costa, conheceram um pouco sobre a história do Instituto percorrendo o Espaço Cultural Marcello Damy e manifestaram o interesse do Insper em manter um vínculo com o IPEN com vistas a investir em pesquisas que tenham potencial de mercado, conforme puderam observar no CELAP, quando conheceram um pouco sobre a aplicação de laser na agricultura e também para a otimização da produção de radiofármacos.

A diretora de Pesquisa do Insper, Cristiane de Xavier Pinto, enfatizou o interesse da instituição em P&D, a fim de torná-las de fato aplicáveis e com retorno para a sociedade, e visando elevar o TRL (Nível de Maturidade Tecnológica, do inglês Technology Readiness Level) das que têm potencial de inovação tecnológica. Para Isolda Costa, a visita foi promissora e, futuramente, poderá resultar em um acordo para fomentar novos negócios, por meio das tecnologias já disponíveis nos centros de pesquisas do IPEN.

Prioridade para área de saúde

"A gente demonstrou duas tecnologias, uma do Dr. Wagner, que é um circuito microfluídico para a fabricação de FDG (Fluordexogliocose) utilizado em exames PET-CT, e outra, um laser que já está pronto, no qual será acoplado um drone para fazer controle de pragas na agricultura. Eles ficaram bastante interessados, gostaram muito de ver que a gente já consegue levar uma pesquisa, uma tecnologia com TL3 ou TL4”, disse Wetter, referindo-se ao "nível de maturidade tecnológica”.

O próximo passo, segundo Wetter, é apresentar ao Insper uma relação de mais três ou quatro tecnologias. "Eles vão avaliar seis tecnologias no total e vão elencar duas que julgam com mais potencial para desenvolver e abrir um startup. Mas existe também a possibilidade de financiamento para transferência dessas tecnologias, uma vez desenvolvidas pelos alunos, para uma empresa ou para outro órgão de instituição privada”, acrescentou o coordenador do IPEN/CNEN.

Ainda de acordo com Wetter, o Insper demonstrou mais interesse em pesquisas da área de saúde. Além do CELAP, os Centros de Química e Meio Ambiente (CEQMA), de Biotecnologia (CEBIO), de Tecnologia das Radiações (CETER) e de Radiofarmácia (CERCF) também atuam nesse campo. No caso do CECRF, estão sendo desenvolvidos estudos com novas moléculas para radiofármacos. Ao final, o grupo conheceu o Reator Nuclear de Pesquisas IEA-R1 – em operação no Instituto desde a década de 50 –, seu funcionamento e potencialidades, e alguns laboratórios e pesquisas do IPEN/CNEN.

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos, que reverte todo o resultado operacional para a realização de sua missão de promover a transformação do Brasil por meio de formação de líderes inovadores e pesquisa aplicada — atuando com excelência acadêmica e visão integrada das áreas de conhecimento. Por meio por meio do potencial de aplicação da pesquisa, procura acelerar transformações de alto valor econômico e social.

Mais informações no site https://www.insper.edu.br/

Ulysses Varela
Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN

Galeria de Imagens

Eventos