Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

IPEN-CNEN e Instituto de Engenharia (IE) assinam termo de cooperação para ampliar divulgação de pesquisas e ações que envolvam tecnologia nuclear

A assinatura foi nesta terça-feira, 20, na sede do Instituto de Engenharia em São Paulo e contou com a presença de representantes das duas instituições e de setores com interesse no tema.

Desmistificar a radiação, as tecnologias nucleares e difundir o potencial benéfico da energia nuclear para a sociedade, este foi o tom da cerimônia de assinatura do termo de compromisso entre o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN-CNEN e o Instituto de Engenharia, nesta terça-feira, 20, em São Paulo.

Na prática, o termo de cooperação, que envolverá os docentes, pesquisadores e tecnologistas do IPEN e profissionais do setor de engenharia, visa promover e divulgar as atividades das áreas da tecnologia nuclear para a cidade de São Paulo e para o Brasil, de forma que os interessados participem de eventos em diferentes mídias e promovam a produção de materiais didáticos e de divulgação sobre o uso da tecnologia nuclear para fins pacíficos a para a melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com a diretora superintendente do IPEN, Isolda Costa, em quase 70 anos de atuação o Instituto vem acumulando uma grande quantidade de informações, conhecimentos e tecnologias que precisam chegar à sociedade. Ela citou o que já vem sendo feito como as ações da Radiofarmácia, que abastece mais de 430 clínicas e hospitais no Brasil com produtos utilizados na medicina nuclear, sendo o IPEN responsável, atualmente por, pelo menos, 80% dos radiofármacos produzidos no Brasil utilizados em terapias e diagnósticos de doenças diversas.

Isolda citou ainda o potencial dos programas de pós-graduação mantidos pelo IPEN-USP, sendo um acadêmico, com mais de duas mil teses e mais de mil dissertações defendidas, e o outro, um mestrado profissionalizante, voltado para capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, com mais de 40 dissertações de mestrado já defendidas.

"Este acordo de cooperação envolve várias ações que serão muito úteis para ambas as instituições. Visa a promover a ciência, a engenharia e a trazer mais alunos e pessoas interessados nas áreas de atuação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Esta parceria deverá unir forças para divulgar a sua missão e a sua função e, junto com o Instituto de Engenharia, promover a colaboração com outras instituições representantes de vários setores da engenharia no País”, destacou Isolda Costa.

Para o presidente do IE, José Eduardo Jardim, a ideia, a partir de agora, é intensificar os trabalhos para desmistificar a preocupação da população com a energia nuclear e mostrar os pontos positivos e produtivos para a transição energética e para o bem da sociedade.

"Vamos dar continuidade a um plano de colaboração conjunta entre o IPEN e o IE, a fim de divulgar os benefícios, a importância e as responsabilidades destas duas instituições. Contar com o IPEN hoje é um orgulho e uma honra para o nosso país, e isso precisa ser divulgado adequadamente”, destacou o presidente do IE.

Durante a cerimônia, três desafios iniciais foram lançados: o primeiro, mostrar que a radiação é um bem para a sociedade por meio de ações de divulgação. O segundo é a realização de um evento a ser realizado no IE para desmistificar a irradiação de alimentos, e o terceiro, uma visita técnica ao IPEN para conhecer as áreas de atuação do Instituto por meio dos 11 centros de pesquisas e o setor de ensino.

O IPEN é uma unidade técnico-científica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação (MCTI).

Ulysses Varela
Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN

Galeria de Imagens

Eventos